Salone del Mobile Milano 2022

O Salone del Mobile de Milão e a intensa programação dos Fuorisalone retornam com força neste ano e prometem movimentar a cidade nos próximos dias

A 60ª edição do Salone del Mobile, como em todos os anos, acontece na Fiera Milano Rho de 7 a 12. Neste ano serão mais de 2.000 expositores que voltam a ocupar uma área de mais de 270 mil m². E há motivos de sobra para celebrar a retomada da feira, que traz à tona seus principais valores: qualidade, inovação, beleza e, agora mais do que nunca, sustentabilidade.

Esta edição vai refletir a atual transição ecológica do mundo do design, com uma missão de “demonstrar que é possível e crucial começar a incorporar a sustentabilidade e a consciência ambiental na produção de móveis”.

A 60ª edição do evento vai convidar os participantes e visitantes a refletirem sobre o design “inclusivo”, acolhendo “autonomia, conforto, movimento usabilidade, interação e segurança para todos”. O presidente do Salone explicou que o mundo tem um dever de se deslocar mais rapidamente na direção das soluções de design, produção, distribuição que sejam as mais sustentáveis o possível, optando por uma abordagem ética que resulte em uma transformação ecológica.

Reexplorando a relação entre natureza e a maneira em que vivemos, o arquiteto Mario Cucinella projeta uma instalação de 1.400 metros quadrados chamada Design with Nature, que irá mostrar um ecossistema virtuoso que representa o futuro da vida em casa. Localizado no Pavilhão 15 do S.Project, a instalação explora três temas principais: transição ecológica, a casa como um um elemento urbano primário e a cidade como mina. A instalação irá destacar tópicos como a economia circular e o reuso, a exploração do potencial de cidades como “reservas” do futuro, onde os materiais brutos utilizados em construções podem ser obtidos. A exposição irá transformar o espaço em uma paisagem para o refúgio e para as discussões, leituras, reflexões e trabalhos.

O Salone del Mobile sempre foi um catalisador para a criatividade, a positividade e a energia. Nós sempre fomos um lugar para o diálogo e a construção, em Milão, e nas edições em Xangai e Moscou. Agora estamos chocados, assim como todo mundo, com a guerra na Ucrânia, e acreditamos ainda mais na importância dos cruzamentos entre culturas e estilos abertos ao mundo. É por isso que nos certificamos de que o trabalho dos expoentes esteja no centro do palco novamente. O evento funciona como um “canvas negro” para todos os seus protagonistas – empresas, marcas e designers – permitindo que eles projetem suas próprias identidades, promovam seu próprio conteúdo e contem suas próprias histórias. Um ponto de referência para toda a comunidade do design — Maria Porro, Presidente do Salone del Mobile Milão.

Simliar a todos os eventos, o Salone Internazionale del Mobile, a International Furnishing Accessories Exhibition, e o Workplace3.0 vão oferecer ótimas avenidas estéticas que vão focar em qualidade e pesquisa. O evento também irá apresentar as exposições bienais EuroCucina, um evento colateral FTK (Technology For the Kitchen) e a International Bathroom Exhibition. Após sua estreia em 2019, o S.Project volta novamente neste ano, colocando em exibição produtos de design e projetos de soluções de grande escala que exploram linhas significativas de pesquisa para superfícies e soluções.