A DAM apresenta a VARINA: a mesinha de rodilha à cabeça

 

“Minha varina de chinelas por Lisboa Em cada esquina é o mar que se apregoa” (por Ary dos Santos)

Chegou o tempo dos arraiais, das sardinhas e das idas à praia. Para o celebrar, a DAM apresenta uma nova mesinha – a VARINA. Esta mesa é a mulher descrita por Ary dos Santos e cantada por Carlos do Carmo. Mulher de chinelos, que apregoa sardinhas, e com a sogra a jeito, embala a canastra. Assim eram as varinas no início do século XX. Gente simples e trabalhadora, que partia das terras de Var – hoje designadas por Ovar -, e chegava de comboio à ribeira do Porto ou aos bairros de Lisboa para a venda ambulante de peixe.

A rodilha (ou “sogra”) apresentada na mesa VARINA suporta o tampo de cortiça – material natural e reciclável -, e representa o artefacto que facilita o transporte da canastra na cabeça. Feita à mão com desperdícios de feltro da indústria portuguesa da chapelaria, a rodilha é uma pequena almofada circular de tecido torcido com fitas entrelaçadas segundo um padrão. A mesa de apoio existe em dois tamanhos e em diferentes opções cromáticas. A mesinha VARINA é assim o retrato de um imaginário cultural e iconográfico passado, que com a sua graça e beleza vai encantar em qualquer espaço.

Mesinha VARINA

Descrição: A mesa VARINA representa as varinas das terras de Var, hoje designadas por Ovar, que partiam para o Porto e Lisboa de canastra à cabeça, assente numa rodilha, para a venda ambulante de peixe. Com a cortiça como material de base, a mesinha apresenta uma rodilha que suporta o tampo e que representa o artefacto que facilita o transporte da canastra na cabeça. A rodilha é uma pequena almofada circular feita com desperdícios de feltro entrelaçados à mão.

Materiais: Cortiça (natural e reciclável) e desperdícios de feltro da indústria portuguesa da chapelaria.

Acabamentos: Revestimento aquoso incolor na cortiça, com propriedades de repelência à água e pó, e de resistência aos raios UV e ao envelhecimento.

Dimensões: Baixa Ø30xH39; Alta Ø30xH50 cm.

Designers: Hugo Silva e Joana Santos.

Feito em: Portugal.