Cidade do Porto acolhe evento internacional dedicado à Fileira Casa
Nos próximos dias 15 e 16 de junho, o Portugal Home Week vai reunir, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, os maiores players mundiais da Fileira Casa para debater o futuro de um dos clusters mais exportadores da economia nacional, assim como para apresentar ao mundo as últimas tendências e inovações das indústrias portuguesas de mobiliário e colchoaria, têxteis-lar, iluminação, utilidades domésticas, cerâmica decorativa e utilitária.
O evento organizado pela APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins), com o apoio institucional da aicep Portugal Global, é desenvolvido para promover, no “Home Show”, as últimas tendências, soluções e inovações das mais prestigiadas empresas portuguesas a profissionais de todo o mundo, incluindo arquitetos, designers, jornalistas e compradores.
O certame conta com o fórum de debate “Home Summit”, que na sua 3ª edição terá como mote “Projetando a Casa do Futuro”, incentivando à reflexão acerca da evolução das habitações humanas, das necessidades e desafios emergentes, e das tendências que nos permitem antever como serão desenhadas, construídas e mobiladas as casas do futuro. Clara Del Portillo, designer e sócia do icónico Yonoh Studio, Susan Fischer, fundadora do estúdio Unbox, e Susana Xavier, fundadora da BARRO, são algumas das oradoras confirmadas para a edição deste ano.
O evento exclusivo para profissionais e estudantes é complementado por iniciativas como reuniões entre empresas e importadores e pela possibilidade de o público internacional visitar as instalações das empresas participantes para conhecer de perto a produção nacional. No primeiro dia do evento, no jantar de gala, serão ainda entregues os prémios “PME Exportador 2021-2022” às cinco empresas mais exportadoras do universo APIMA.
De acordo com Joaquim Carneiro, “vamos receber centenas de visitantes de outros países – compradores, prescritores e importadores – que vêm conhecer Portugal após vários contactos com as empresas nas feiras internacionais, para comprovarem in loco a qualidade e excelência da produção nacional”. O Presidente da APIMA acrescenta ainda: “somos um dos melhores do mundo nesta área e as marcas portuguesas já atingiram esse reconhecimento a nível internacional. No Portugal Home Week almejamos ser a mostra por excelência do design português para o mundo.”
Na terceira edição do Portugal Home Week esperam-se visitantes oriundos de mercados como os EUA, Canada, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Bélgica e também dos países nórdicos.
Recorde-se que as indústrias da Fileira Casa Portuguesa correspondem a 4,5% do total das exportações portuguesas, englobando cerca de 60 mil trabalhadores e mais de 7500 empresas que geram um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros.