Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira

PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, com periodicidade bienal, tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, circularidade, promoção e utilização da madeira e seus derivados na arquitetura e construção.

Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira

PNAM destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos.

Desde o seu lançamento que o prémio tem vindo a ganhar cada vez maior prestígio nacional e internacional, recebendo um elevado número de candidaturas e dando visibilidade a obras de relevância como os Passadiços do Paiva, em 2017, o Hotel Casa do Rio, do Arquiteto Francisco Vieira de Campos, na edição de 2019 e a “Casa no Castanheiro” do Arquiteto João Mendes Ribeiro, em 2021.

Em cada edição é convidado um Júri composto por personalidades do panorama nacional de reconhecido mérito e prestígio nas áreas da Arquitetura, da Engenharia e da Indústria, tendo sido presidido por inúmeras personalidades de renome no mundo da arquitetura em Portugal, nomeadamente o Arq tº  Pedro Bandeira, Gonçalo Byrne, Nuno Sampaio, Francisco Vieira de Campos entre outros. Na edição deste ano, o Júri é presidido pelo Arqtº João Mendes Ribeiro. Consulte o painel de Júris deste evento, através das notícias no nosso site.