Feira de Frankfurt: Ambiente, Christmasworld e Creativeworld
Feira de Frankfurt: Ambiente, Christmasworld e Creativeworld
A Feira Ambiente vai decorrer entre os dias 3 a 7 de fevereiro, em Frankfurt. Esta surge com novas perspetivas que acompanham as mudanças e as tendências do mercado, os grandes temas de sempre revistos e apresentados de forma inovadora e apelativa. Os principais temas são: Living, Dining e Giving.
Fique atento à entrevista de Thomas Kastl, Diretor da Feira Ambiente.
Até ao momento, que balanço faz do percurso da feira Ambiente?
A troca de ideias entre as pessoas é mais importante do que nunca no momento – acabei de perceber isso novamente em muitas conversas. Sentimos uma grande euforia entre os expositores que estarão no Ambiente 2023. Eles estão muito ansiosos. Mas é claro que também sentimos as condições económicas e políticas desafiadoras, que têm um impacto nas decisões individuais das empresas.
Cada empresa tem que avaliar por si mesma como as feiras se encaixam na sua estratégia ou se, devido ao histórico individual, não deve participar numa feira comercial. Actualmente, por exemplo, isto pode depender fortemente dos custos da energia e de outros factores semelhantes. O tema é avaliado de forma muito diferente nas empresas. Por exemplo, temos novos expositores, como Monolith ou Tupperware, que decidiram conscientemente participar numa feira comercial e vê-la como uma grande oportunidade. Além disso, vemos que a procura de certas nações, como a Turquia, é muito elevada. A Ambiente é simplesmente a maior feira de bens de consumo do mundo, onde os expositores querem mostrar os seus novos produtos.
Eles estão ansiosos para ter esta feira novamente como uma plataforma de contacto – especialmente internacionalmente. Os compradores vêem-no de forma muito semelhante – algo que já vimos noutras feiras em Frankfurt nos últimos meses. Além disso, as feiras paralelas Christmasworld e Creativeworld e as suas gamas de produtos criarão uma combinação ainda mais vantajosa. É por isso que acho que todos iremos começar a feira com uma nota muito positiva.
Em 2023 a feira ambiente vai voltar a realizar-se, quais são as expectativas?
Embora existam atualmente alguns desafios econômicos que afetam os fabricantes e o comércio, 4.700 expositores estão ansiosos pela feira Ambiente 2023, onde poderão finalmente experimentar novos produtos com todos os seus sentidos e fazer contactos ao vivo e no local. Sentimos uma grande euforia entre os expositores que, estão cheios de expectativa para o evento que aí vem. De 3 e 4 a 7 de fevereiro, reuniremos todo o nosso know-how em bens de consumo, com as nossas três feiras emblemáticas: Ambiente, Christmasworld e Creativeworld ao mesmo tempo e no mesmo local. A combinação recém-criada de três feiras líderes de sucesso em todos os pavilhões do Centro de Exposições de Frankfurt, combina assim os seus pontos fortes e oferece uma gama de produtos sem precedentes, simultaneamente disponível e orientada para o futuro em termos de qualidade e quantidade.
Assim, Frankfurt torna-se mais uma vez o centro da temporada global de ofertas, fortalece laços de sinergia e eficiência para todos os participantes e é, portanto, o único e mais abrangente evento de inspiração, pedidos e networking para uma indústria globalizada. Apresentaremos as últimas tendências e tornaremos as metatendências globais visíveis e tangíveis.
Frankfurt será, assim, o balcão único para o mundo global de bens de consumo, e o melhor de tudo: o visitante só precisa de um ingresso para visitar todas as feiras do evento.
Relativamente às edições anteriores, quais são as novidades para 2023?
Em primeiro lugar, temos de falar na combinação globalmente única de ideias e produtos, a nova estrutura e o paralelismo das três principais feiras internacionais: Ambiente, Christmasworld e Creativeworld. Com este novo arranjo, o comércio beneficiará de um cruzamento incomparável de grupos de produtos, temas, segmentos e sinergias, tanto entre os grupos de produtos, quanto entre expositores e visitantes. Além de um empolgante mix de produtos e novas áreas, os visitantes podem esperar um extenso programa de suporte. Isso inclui apresentações especiais, cerimônias de prémios e palestras que demonstram em diversas facetas quais os fatores que marcam o mercado de bens de consumo. Na nova Conzoom Solutions Academy no Hall 4.0/Room Europe, teremos palestras empolgantes de especialistas que oferecem novas perspectivas e práticas recomendadas convincentes para os revendedores. Nos cinco dias da feira, oradores conceituados irão fornecer informações sobre os desenvolvimentos essenciais do mercado, bem como as tendências atuais, impulsos e dicas úteis para uso prático.
Falando em impulsos – os visitantes encontrarão soluções inteligentes para a cozinha e casa na nossa apresentação especial Solutions in Galleria 1. Sebastian Bergne, o conceituado designer industrial londrino, dará ênfase especial à compatibilidade estética de função e design na sua seleção de produtos.
O programa Ethical Style das três feiras dará enfase às diversas facetas da sustentabilidade no setor de bens de consumo. Isto é conseguido tanto com o programa Ethical Style que, como curadoria de seleção, chama a atenção para fornecedores que dão um contributo especial na área da sustentabilidade. Com identificação adequada nos stands, bem como no perfil do expositor na busca on-line de expositores, os visitantes da feira podem encontrar expositores relevantes para eles com foco em produtos sustentáveis ainda mais facilmente.
Também temos novos Ethical Style Spots no recinto de exposições, que destacam os produtos sustentáveis das três principais feiras em toda a sua diversidade. Mais uma vez, a Ambiente 2023 incluirá a Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO). Esta organização global promove o comércio justo no mundo inteiro através do desenvolvimento de modelos alternativos de negócios. Também se irá encontrar o MADE 51 na Ambiente, uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Eles trabalham em conjunto com parceiros da indústria, fornecendo meios de subsistência garantidos para o futuro para artesãos refugiados.
Os visitantes podem consultar online todos os detalhes do programa, antes da feira.
É notável o aumento do interesse português na Ambiente 2023, como é que avalia o aumento do número de empresas deste país?
Na última edição da Ambiente, tivemos 95 expositores portugueses a mostrar os seus destaques, esperamos quase o mesmo número na Ambiente 2023. Devido às condições económicas e às dificuldades logísticas que surgiram apenas nos últimos doze meses, Portugal está a ganhar força como um polo industrial atrativo. Muitas empresas estão a trazer a sua produção de volta para a Europa devido a dificuldades logísticas e custos. Especialmente para a cerâmica, Portugal é um local clássico de produção, isso também se reflete na Ambiente.
De olhos postos no futuro, qual é o caminho da Feira Ambiente?
Embora a experiência ao vivo da Ambiente seja insubstituível, é apenas um componente das atividades de marketing e pedidos de empresas e revendedores. Para ver novos produtos, precisamos de feiras – o nosso cérebro tem a capacidade de selecionar entre todas as informações que percebemos no processo e de as absorver e processar de forma diferente.
Isso cria estímulos para criar um novo sentimento – e que funciona melhor em feiras.
A percepção em showrooms digitais funciona de maneira diferente. É por isso que precisamos de pontos de contato flexíveis – no local e digital. Com nossos mercados físicos e plataformas digitais em todo o mundo, estamos evoluindo de um ponto de encontro global da indústria para um facilitador de negócios durante todo o ano.
Os serviços digitais adicionais da Messe Frankfurt tornam a participação nos nossos eventos ainda mais eficiente com ofertas complementares para expositores e visitantes. Por exemplo, o nosso portal de expositores oferece claramente alcance internacional, especialmente para aqueles países que não podem vir a Frankfurt na extensão usual devido a restrições de viagem que ainda existem ou serão restritas no futuro. Além disso, os visitantes podem participar de forma física, híbrida ou puramente digital por meio da plataforma online Extensões Digitais, paralelamente às principais feiras no local. Isso significa que eles podem estar lá ao vivo, bem como na rede online antes, durante e depois da feira e experimentar os destaques do expositor.
Os expositores e visitantes também podem se manter atualizados online durante o período em que a feira não está a ser realizada – com nossa plataforma de conhecimento Conzoom Solutions ou o mercado digital nmedia.hub, que estende a feira para 365 dias por ano. Estas duas plataformas online são indispensáveis na era atual.
O futuro é uma mistura eficiente de live e digital, o período de pandemia mostrou-nos isso claramente.
O encontro pessoal nas nossas feiras continua insubstituível. Ao mesmo tempo, no entanto, estamos constantemente a expandir as nossas ofertas digitais adicionais e, assim, criamos mais valor agregado para os nossos clientes.