Composição e Bio do Júri PNAM’23

Conheça a Composição e Bios dos Júris do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira ’23

Composição e Bio do Júri PNAM’23

ARQº JOÃO MENDES RIBEIRO

Presidente do Júri

Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em 1986. Doutorado pela Universidade de Coimbra, em 2009. Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Prémio FAD 2004, 2016 e 2022; Gold Medal for Best Stage Design, Quadrienal de Praga, 2007; Prémio Enor 2009; Prémio BIAU 2012 e 2016; RIBA Award for International Excellence 2016; Prémio BigMat 2017; XII Prémio Secil de Arquitectura 2020; Prémio Nacional Arquitectura em madeira – PNAM’21; Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017 e 2021; Prémio João Almada 2021 e Prémio Diogo de Castilho 2003, 2007, 2011, 2017 e 2021.

Selecionado para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies Van Der Rohe Award 2001 e 2015 e para o DOMUS International Prize for Restoration and Preservation 2017. Menção honrosa no DOMUS International Prize for Restoration and Preservation 2021. Finalista do RIBA International Prize 2016 e do Prémio FAD 1999, 2001, 2002, 2006, 2012, 2017, 2018 e 2022.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Composição e Bio do Júri PNAM’23ARQª ANA ISABEL COSTA E SILVA

Arquitecta, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP, 1998), mestre em ‘Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano’ pelas Faculdades de Arquitectura e de Engenharia da Universidade do Porto (FAUP-FEUP, 2005), com a dissertação ‘Estrada Nacional EN1: Rua da Cidade Alargada’, sob orientação do Professor Manuel Fernandes de Sá, e doutorada em Arquitectura (PDA-FAUP, 2014) com a dissertação intitulada ‘A madeira na Arquitectura: práticas construtivas entre finais de oitocentos e final do século XX’, sob orientação do Professor Doutor Arquitecto Luis Soares Carneiro.

Nos últimos dois anos do curso de Arquitectura, entre 1996 e 1998, estagiou no atelier de António Madureira e estudou no Instituto Universitário de Arquitectura de Veneza, Itália – IUAV, tendo frequentado, entre outras, as disciplinas dos Professores Bernardo Secchi e Vittorio Gregotti. Após a conclusão do curso trabalhou no atelier de António Madureira e dedicou-se a diversos projectos de arquitectura.

Na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, foi monitora de Projecto 3, entre 1998 e 2000. Desde 2001, é docente na área científica da Tecnologia da Construção, do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura (MIARQ-FAUP). Desde 2009, integra o grupo de investigação ‘Atlas da Casa’ do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP).Desde 2018 leciona Construção da Arquitetura de Madeira (CAM), unidade curricular do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura(MIARQ-FAUP).

Em 2022, organizou o Ciclo de Outono 2022, Diários de Projeto. Práticas Construtivas de Madeira, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

 

 

 

 

 

 

Composição e Bio do Júri PNAM’23ARQº DIOGO AGUIAR

Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Colabora com o UNStudio, em Amesterdão, e com vários ateliers em Lisboa, entre 2007 e 2010.

É co-autor do Eco-Resort em Pedras Salgadas (2010-2012), amplamente publicado e premiado, por exemplo, com o Archdaily Building of the Year 2012.

Entre 2010 e 2015, é co-fundador dos LIKEarchitects, tendo sido seleccionado para a representação oficial portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza, em 2014.

Em 2016, funda o Diogo Aguiar Studio (DAS), atelier de arquitectura sedeado no Porto. O atelier concentra-se na experimentação espacial e material na busca da criação de espaços imersivos e sensorialmente apelativos, operando nos campos da Arte e Arquitectura, concebendo pequenos edifícios, interiores e instalações espaciais.

Em 2018, o DAS é seleccionado para integrar a Representação Oficial Portuguesa na 16ª Bienal de Arquitectura de Veneza – Público Sem Retórica, com o seu Pavilhão de Jardim temporário.

Nos últimos anos, a prática tem sido distinguida com várias nomeações para prémios internacionais, nomeadamente a recente dupla nomeação para o Prémio da União Europeia de Arquitectura Contemporânea – Prémio Mies van der Rohe 2022.

Diogo Aguiar é também comissário da Concreta, a principal feira de construção em Portugal, procurando uma relação mais próxima com a indústria, e co-fundador da Galeria de Arquitectura, com a Arq. Andreia Garcia, um espaço independente de exposição de arquitectura que se aproxima da cidade.

Em 2020-21, Diogo Aguiar é professor convidado no ISCTE-IUL, em Lisboa, e desde 2021-22 é professor convidado na FAUP, no Porto.

Em 2023 Diogo Aguiar é curador adjunto de Fertile Futures, a Representação Portuguesa na 18ª Exposição Internacional de Arquitectura, La Biennale di Venezia.

 

 

 

 

 

 

 

Composição e Bio do Júri PNAM’23FRANCISO DE BRITO EVANGELISTA

Grupo VICAIMA

Francisco de Brito Evangelista, administrador e CEO da Globaldis ( Grupo Vicaima), desde 2014. Possui um MBA pela Porto Business School, e exerceu funções como dirigente, em vários grupos económicos, nomeadamente Amorim, Sonae, Manuel Champalimaud, entre outros, em Portugal e no Estrangeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Composição e Bio do Júri PNAM’23ENGª HELENA CRUZ

Formada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Doutorada em Engenharia Civil pela Universidade de Brighton. Investigadora Principal e Chefe do Núcleo de Comportamento de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A sua atividade tem incidido maioritariamente sobre a utilização de madeira na construção e sobre a avaliação, a reabilitação e o reforço de estruturas de madeira, quer com o desenvolvimento de projetos de investigação nestas áreas, quer com a elaboração de estudos e pareceres técnicos relacionados com a monitorização, a avaliação do estado de conservação e das condições de segurança de estruturas de madeira.

Participa nas comissões de normalização nacionais: Madeira (IPQ/CT-14) e Eurocódigos (IPQ/CT115). Tem participado em várias Redes Europeias de Cooperação de Ciência e Tecnologia (COST). Colabora regularmente com diversas universidades, em cursos de pós-graduação e formação avançada e na orientação e co-orientação de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento.

 

 

 

 

 

 

 

Composição e Bio do Júri PNAM’23ARQª INÊS LOBO

Arquiteta pela Escola Superior de Belas Artes em 1989. Desde então lecciona Projecto de arquitectura, sendo actualmente Professora Convidada nos cursos de arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa. Iniciou o seu percurso profissional em 1989, tendo fundado o seu próprio escritório, Inês Lobo, Arquitectos, em 2002. É regularmente convidada para palestras em seminários e conferências, em Portugal e no exterior. Foi participante convidada nas Bienais de Veneza de 2016, “Reporting from the front”, e 2018, “Freespace”.

Vem desenvolvendo igualmente actividade como curadora e comissária de exposições de arquitectura, tendo sido responsável pela representação portuguesa na Bienal de Veneza 2012, delegada portuguesa da VIII BIAU – Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo. É também presença regular nos júris de prémios de arquitectura internacional e nacional, como o prémio FAD como presidente em 2022, ou o prémio Bigmat, em 2021.

Em 1999 recebeu o título de Oficial da Ordem do Mérito pelo Presidente da República; em 2013, o prémio “Mulheres criadoras da cultura” atribuído pelo governo português; o Prêmio Internacional ArcVision – Mulheres e Arquitetura, em 2014; e em 2017, o Prémio AICA da Secção Nacional da Associação Internacional de Críticos de Arte.

 

Composição e Bio do Júri PNAM’23ARQº JOSÉ PEQUENO

José Pequeno (1976), Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL, 2000). Pós-graduado em Gestão de Inovação pela CATOLICA-Lisbon. Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade do Minho até 2010, acerca da temática de soluções estruturais mistas madeira-vidro, tendo sido Investigador do ISISE Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering. Possui graduações e estudos posteriores pela Helsinki UT, LNEC e Inst. Confúcio da Universidade de Lisboa.

Leccionou o módulo de “Criatividade & Geração de Ideias” no MBA do ISEG, e foi docente de “Inovação & Tecnologia” e “Estruturas Especiais” no MIARQ da Escola Arquitectura Universidade do Minho.

Coordenou o departamento de arquitectura e de produção do GERTiL da FAUTL, representando posteriormente a dst.,sa durante mais de 10 anos. Responsável por aproximadamente 200 projectos de arquitectura, na Europa e na Ásia. Viveu em Díli, onde coordenou o departamento de obras públicas do Governo de Timor-Leste em 2002, destacado pela Missão de Portugal. Viveu na China, onde representou Portugal na EXPO Shanghai 2010 com a ttt torre turística transportável, 2º Pavilhão Nacional, de que foi autor. Representou o Grupo dst na China, no âmbito de desenvolvimento de produto e implementação de negócio.

Responsável pela coordenação de equipas multidisciplinares com vista à viabilização e implementação de projectos estratégicos de dimensão regional e nacional, incluindo um projecto de interesse nacional (PIN). Especializado em equipamentos desportivos e turísticos de dimensão; e em arquitectura sustentável e modular para habitação.

Desenvolveu actividade de I&D+i, sendo autor de várias patentes nacionais e internacionais, marcas e modelos de design concedidos. Nomeado em vários prémios de Inovação e/ou Arquitectura – Inventa Caixa INPI, PNAM’11, Schweighofer Prize, PNIA Prémio Nacional Inovação Ambiental, Green Project Awards, ISISE, EDP Inovação Richard Branson -, foi vencedor do Concurso Nacional de Inovação BES na categoria de Energia em 2009 e obteve a Menção Honrosa Sustentabilidade e Economia Circular na mais recente edição do PNAM’21.

Fundador e director criativo da empresa Concept Fusion, onde se dedica ao enquadramento estratégico, consultoria de conceito e desenvolvimento de projecto. Desenvolve igualmente actividade na área da inovação e construção sustentável no âmbito da FRACTUS Construção Modular, da qual é igualmente sócio fundador.