Ramy Fischler
Ramy Fischler
Ramy Fischler, um designer belga que vive em Paris, desenvolveu uma prática criativa eclética. Graduado pela Escola Superior de Criação Industrial ENSCI-Les Ateliers e premiado pela Academia de França em Roma, em 2010, ingressou na Villa Médicis onde estudou a forma como visitantes e artistas são recebidos dentro deste lugar lendário, e interessou-se pela história do mobiliário e a sua associação com o poder, pesquisa que deu origem a diversas exposições em Itália e em Paris.
Fascinado pela tensão entre a história, o espaço e o mobiliário, Ramy Fischler criou a sua própria agência, a RF Studio, em 2011. Entre os seus projetos mais recente estão a sede do Twitter França, o National Gallery Cafe em Londres, o restaurante de cozinha comunitária Refettorio Paris, em colaboração com o artista JR e o arquiteto Encore Heureux, e o hotel de 5 estrelas na Avenida Champs-Elysées.
Para além do seu estúdio, Ramy Fischler desenvolveu um processo artístico que ecoa as questões abordadas nos seus diferentes projetos. Em 2018, a Fundação Bettencourt Schueller concedeu-lhe a direção artística da exposição “Pour l’intelligence de la main”, com curadoria de Alain Lardet, como parte da exposição internacional “Homo Faber, crafting for a more human future” na Fundação Giorgio Cini em Veneza.
Em 2016, Ramy Fischler recebeu a Ordem das Artes e Letras do Ministério da Cultura e Comunicações, pelo seu trabalho como designer estrangeiro. Em 2018, Ramy Fischler foi nomeado designer do ano da Maison&Objet.