Anabela Moreira: Toques Rústicos e Matérias Primas Naturais
Toques Rústicos e Matérias Primas Naturais
Na BS Interiores pautamos, sempre e em primeiro lugar, pelo gosto pessoal de cada cliente e isso leva-nos, algumas vezes, a contextos muito interessantes onde é necessário reinventarmos alguns conceitos.
Uma tendência cada vez mais crescente é a de clientes que procuram dar às suas casas toques rústicos, utilizando matérias-primas naturais conferindo ambientes verdadeiramente diferenciadores.
Para esse efeito existem várias soluções que, inseridas estrategicamente nos espaços, conferem o efeito pretendido:
A madeira é a base de uma decoração rústica e pode ser trabalhada de várias formas, nos móveis, mas não só. Pode ser utilizada nas vigas do teto (caso existam) e até mesmo no revestimento de paredes. E, neste quesito, se o cliente pretender um ambiente mais campestre a aposta deve recair nas madeiras sem acabamento. Por outro lado, se o desejo é manter um visual sofisticado aconselha-se as madeiras polidas ou até com algum brilho. Se pudermos reaproveitar móveis antigos está dado o mote para um ambiente perfeito!
Outra dica a considerar é o revestimento da parede ou paredes em pedra. Atualmente no mercado existem várias opções: desde a pedra natural à imitação e até mesmo papel de parede com esse efeito.
Para o chão, as opções também variam: há quem prefira revesti-los com tapetes de couro (ou, de preferência, a imitar) e há quem escolha materiais como lã e/ou bambu, para deixar o ambiente o mais natural possível. Ambas são válidas e funcionam muito bem!
Na decoração a prioridade é dada aos elementos que nos ligam à Natureza: plantas, pedras sobrepostas, tecidos naturais como o linho e o algodão, peças de barro, cerâmica, bambu, cobre e ferro.
Ambientes rústicos e naturais são despojados e ajudam-nos a encontrar a tranquilidade e serenidade necessárias que muitas vezes são afetadas pelas nossas rotinas frenéticas.