Casa no Castanheiro por João Mendes Ribeiro

Casa no Castanheiro por João Mendes Ribeiro

Casa no Castanheiro por João Mendes Ribeiro

A Casa no Castanheiro situa-se em Valeflor, na região da Beira Alta, num terreno rural marcado pela presença de castanheiros e carvalhos, que se estendem numa encosta orientada a Nascente-Sul, com a Serra da Marofa em fundo.

A primeira visita ao lugar revelou um castanheiro secular de grande porte que viria a constituir o mote para o desenvolvimento do projecto da casa. Sob esse castanheiro, invocando o conceito do genius loci, desenhou-se uma casa refúgio: a Casa no Castanheiro. A intervenção procurou ser o menos intrusiva possível, mantendo o terreno original praticamente intocado e sem afectar a árvore, em torno da qual se implanta a casa, moldando-se à sua imponente morfologia e fundindo-se com a paisagem.

A construção caracteriza-se por uma estrutura leve, sobre-elevada do solo, cuja volumetria e materialidade se relacionam com o terreno da forma mais harmoniosa possível, sem afectar as raízes do castanheiro. 5A concepção do edifício e a escolha dos materiais atenderam a princípios de sustentabilidade e eficiência energética e de baixa emissividade carbónica, por forma a minimizar o impacto ambiental da construção.

Casa no Castanheiro por João Mendes Ribeiro

Toda estrutura é em madeira de pinho certificada, revestida com aglomerado de partículas de madeira (OSB) e painéis de cortiça, com características térmicas e acústicas. No exterior, as fachadas, cobertura e deck são revestidas a madeira de pinho termo-modificada, pintada de negro, para se fundir na paisagem. Este material respeita as propriedades naturais da madeira e garante a sua durabilidade e estabilidade dimensional. O revestimento das paredes e tectos, bem como o mobiliário, são em contraplacado de bétula, o que confere um ambiente quente e acolhedor ao interior da casa.

A casa revela, ao longo do ano, as mudanças de estação e do tempo – é um objecto barómetro, submetido às mutações da natureza, nas suas texturas e cores, que determinam a vida do habitante. É, simultaneamente, uma extensão da natureza e do nosso corpo.

Casa no Castanheiro por João Mendes Ribeiro