Portuguesa MINERAL Organic Crafts expõe criações na Maison&Objet

Ambientadores ecológicos, “eternamente” recarregáveis e de base mineral, feitos à mão por marca de Vila Nova de Gaia, estão expostos pelo segundo ano consecutivo naquela que é considerada a maior feira de decoração e design de interiores do mundo.

Portuguesa MINERAL Organic Crafts expõe criações na Maison&Objet

Créditos fotográficos: Run Lola Studio

Entre os dias 19 e 23 de janeiro, a Maison&Objet reuniu as principais marcas internacionais de mobiliário e decoração, entre as quais a MINERAL Organic Crafts, integrada no “Portuguese Quartier”, uma exposição conceptual, com curadoria do premiado designer Javier Goméz, que tem atualmente a sua base europeia em Portugal, país pelo qual se apaixonou em 2016.

Lado a lado com as icónicas andorinhas da Bordallo Pinheiro e jarras da Vista Alegre, as flores perfumadas da MINERAL Organic Crafts preencheram uma parede que não deixou ninguém indiferente. Para além das peças suspensas, dezenas de ambientadores feitos com gesso cerâmico e pigmentos minerais, impregnados com perfume floral fresco e com a base revestida em cortiça portuguesa da Amorim, foram cuidadosamente dispostos no stand. O resultado reflete a versatilidade das peças, harmonizadas com outras marcas portuguesas de luxo.

Já em 2022, a MINERAL Organic Crafs havia integrado exposições coletivas sob a insígnia “Made in Portugal, Naturally”, partilhando espaço com outras marcas made in Portugal: a Maison&Objet – Paris (com curadoria da designer Tânia Teixeira, fundadora da Lapa Interior Design) e a Tortona Design Week – Milão (com curadoria do designer Christophe de Sousa, fundador do Christophe de Sousa Studio), projetos desenvolvidos pela APIMA (Associação Portuguesa do Mobiliário e Afins) e pela AICEP Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que projetaram a marca nos principais palcos mundiais.

A MINERAL Organic Crafts é uma marca registada que nasceu em 2020, fruto da pausa forçada pela pandemia de Covid-19, pelas mãos de Cláudia Gomes, mestre em Ciências da Comunicação e artesã profissional certificada pelo CEARTE, detentora do selo “Portugal SOU EU” e membro da AEP (Associação Empresarial de Portugal), que conta com o apoio do seu marido, Paulo Santos, mestre em química. O que inicialmente começava por ser um complemento ao trabalho que desenvolvia com projeto próprio nas áreas do styling de eventos e consultoria de comunicação/marketing, transformou-se no seu projeto a tempo inteiro.  Atualmente, a marca posiciona-se em segmentos de mercado tão diversos como design de interiores, home fragrance, gifts para eventos particulares/corporativos, marketing sensorial e, ainda, no setor artístico, com a sua linha de telas texturadas, feitas com recurso a uma espátula e muitas horas de trabalho e de amor investidas em cada quadro feito.

Para a artesã, “este tipo de oportunidades ajudam-nos a chegar a novos públicos e permitem-nos estar associados às principais tendências internacionais, o que é ótimo em termos de notoriedade para a marca e para o nosso país, que representamos lá fora com muito orgulho”.

A MINERAL Organic Crafts tem uma audiência de 12 mil seguidores nas redes sociais, fornece 50 pontos de revenda de Norte a Sul de Portugal e já exporta para Angola, EUA, França, Espanha e Alemanha. A marca tem também a venda direta e integra duas plataformas B2B internacionais.