Feria Hábitat València e Home Textiles Premium by Textilhogar superam os 45.000 visitantes
Os registos mostram que 15% dos visitantes eram internacionais, provenientes de mais de 80 países, além de um número substancial de projectos contratuais assinados durante a feira.
Poucos dias depois da última edição da Feria Hábitat València e Home Textiles Premium by Textilhogar, a satisfação é visível entre expositores e visitantes. Com mais de 96.000 metros quadrados de superfície comercial ocupando oito pavilhões da Feria València e uma oferta de 881 empresas e marcas internacionais, as expectativas eram altas, expectativas que foram mais do que satisfeitas e que confirmam a validade de uma feira de grande envergadura, capaz de atrair tanto um público nacional como internacional.
No final, 45.026 profissionais tinham-se registado como visitantes, o que indica que a tendência do ano passado se mantém. Este ano, mesmo sem a importante contribuição do sector da cozinha, os números tanto da Hábitat como da Textilhogar são quase iguais aos do ano passado e superaram amplamente os de 2019, o último ano em que a Feria Hábitat Valencia se realizou sem o Espacio Cocina SICI, que voltará para a edição de 2024.
Os expositores destacaram, em particular, a quantidade substancial de oportunidades de negócio geradas durante os quatro dias da feira, especialmente no domínio dos contratos internacionais. Com efeito, o principal gabinete de arquitetura da América do Norte esteve em Valência nestes últimos dias à procura de fornecedores, tal como quase todas as cadeias hoteleiras de referência. Um expositor valenciano, por exemplo, assinou durante a feira um contrato para o fornecimento de mil quartos num novo complexo hoteleiro. Neste sentido, e de acordo com os primeiros dados apurados, os visitantes internacionais representam 15% do total de profissionais que visitaram a feira. Vieram de 80 países, principalmente e por esta ordem, de Portugal, França, Itália, Estados Unidos da América, Bélgica, Alemanha, Lituânia, Marrocos, Nigéria e Reino Unido. Outra surpresa é que, apesar das circunstâncias actuais, 69 profissionais da Rússia vieram à Feira de Valência juntamente com mais de uma centena de compradores ucranianos.
Os expositores comentaram que o mercado nacional também parecia estar muito ativo, apesar da crescente pressão sobre os custos e os preços. Os retalhistas de todo o país passaram toda a semana na Feria Valencia, assim como os principais grupos de compra e distribuição.
Sucesso da Hábitat València
O diretor da Feria Hábitat València, Daniel Marco, qualificou a edição deste ano como um “êxito”, destacando “o alto nível, a qualidade, o grau de inovação e a qualidade do design dos produtos dos nossos expositores. O nosso desafio este ano não foi apenas aumentar a nossa oferta quantitativamente, mas também oferecer aos profissionais que nos visitam o melhor que a indústria tem para oferecer”. Marco também destacou como setores como o ‘canal de contrato’ foram maiores este ano, estimulando as vendas dos expositores. “Trata-se de um canal que a Hábitat escolheu como via para fornecer novos projectos de reabilitação e construção em sectores como a hotelaria, a hotelaria e a restauração. E os compradores não vieram apenas de Espanha”, explica Marco, “mas de todo o mundo. Tivemos compradores e especificadores de um nível excecionalmente elevado que puderam ver o que a nossa indústria é capaz de fazer”. “Este ano”, prossegue o diretor da Hábitat, “confirmámos a validade do modelo de grande formato que tem o poder de atrair um público, ultrapassámos o sucesso associado ao facto de Valência ser a Capital Mundial do Design e estamos a preparar uma edição em 2024 que verá o regresso de um sector importante – as cozinhas – sob a forma da feira dedicada Espacio Cocina SICI”.
A Textilhogar tem um desempenho “positivo” e está aberta a tendências e novos sectores
Máximo Solaz, diretor da Home Textiles Premium by Textilhogar, mostra-se positivo após duas edições de sucesso da feira em Valência, que consolidaram o evento como um dos mais importantes do mundo dos têxteis-lar, tanto a nível nacional como internacional. “A resposta positiva da indústria e a afluência de profissionais de qualidade superaram as nossas expectativas, o que demonstra a importância e a relevância da HT by Textilhogar neste sector”, afirma. Solaz sublinhou ainda o papel fundamental do espaço dedicado às tendências, desenvolvido em colaboração com a AITEX e as empresas expositoras, que se encontrava num local de destaque dentro da exposição comercial e que foi muito concorrido: “Esta exposição permitiu conhecer de forma exaustiva os últimos produtos, tendências e inovações tecnológicas que marcarão o futuro da indústria dos têxteis-lar”. Outro facto importante assinalado por Solaz foi a abertura da feira a novos sectores como a maquinaria e as fibras, que enriqueceram a oferta da HTP by Textilhogar. “Estes subsectores são uma parte essencial da cadeia de valor da indústria têxtil, pelo que serão um ponto central das próximas edições da feira”.
Álvaro Catalán de Ocón celebra a conquista do Prémio Nacional de Design no Ágora nude.
A palestra de Álvaro Catalán de Ocón, que há apenas uma semana foi galardoado com o Prémio Nacional de Design 2023, foi o grande epílogo da edição deste ano do Hábitat e Textilhogar. O reconhecido designer e decorador de interiores explicou ao público a “viagem” da Lâmpada PET. A Lâmpada PET foi um projeto de sustentabilidade que combinou a cestaria e a reutilização de garrafas de plástico PET para conceber e criar candeeiros. Por coincidência, os vencedores dos três mais recentes Prémios Nacionais de Design estiveram presentes na Hábitat e Textilhogar deste ano: a empresa de design Ondarreta, Álvaro Catalán de Ocón e o jovem designer Jordi Iranzo, do Clap Estudio.