EUA, em 10 anos, 10 vezes mais exportações nacionais

BDNY’23, UM CERTAME SELETIVO, DE DESIGN E DE OPORTUNIDADES NUM MERCADO “SEM LIMITES”

EUA, em 10 anos, 10 vezes mais exportações nacionais

De 12 a 13 de novembro, um conjunto de 14 empresas de mobiliário nacional estiveram presentes na Boutique Design New York – BDNY, numa iniciativa organizada pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, no âmbito do seu projeto de internacionalização Inter Wood & Furniture. Esta é a principal feira de Nova Iorque dirigida ao segmento de contract e reuniu uma enorme comunidade criativa composta por designers, arquitetos, investidores e outros players

Cobermaster Concept; Fagotel Interior Contract; Formefeitos; Maju; MBN Industry; Mindol; MYFace; Mythica Collection; OPR Luxury House; Salma; Sentta; Toronobre; TradingTimber e X8 Solutions Group foram as empresas nacionais que estiveram em território americano a demonstrar a força competitiva da Indústria de Madeira e Mobiliário de Portugal na área de interior design.

“A BDNY’23 relançou a aposta da AIMMP no mercado dos EUA, após pandemia. Um certame que faz pleno “fit” com o perfil de algumas empresas portuguesas do setor e com os objetivos que se pretendem alcançar. Inovação, tecnologia, design e sustentabilidade são requisitos em que podemos ser competitivos num mercado com escala a todos os níveis e de enorme poder compra. Vamos prosseguir, em 2024, com novas ações neste continente.” Afirma Vítor Poças, presidente da AIMMP.

A Boutique Design New York serviu de “montra” para o lançamento de produtos inovadores e soluções para os compradores mais influentes do setor, já que estes procuram a informação mais atual sobre os desenvolvimentos do setor. A feira decorreu no Jacob K. Javits Center – NYC e a representação portuguesa esteve distribuída em dez stands, incluindo um espaço de meeting point.

Os Estados Unidos tem-se revelado um importante mercado para Portugal onde o volume de exportações tem crescido a um ritmo exponencial – 10 vezes mais em 10 anos – registando hoje um volume que quase 150 mil milhões de euros.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito do Inter Wood & Furniture, um projeto de internacionalização gerido pela AIMMP para o setor das Madeiras e Mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que, no ano de 2022, atingiram o máximo histórico de mais de 3 mil milhões de euros.

 

EUA, em 10 anos, 10 vezes mais exportações nacionais