Monumental Palace Hotel

Localizado no edifício histórico “Almeida e Cunha”, conhecido como “Pensão Monumental”, o novo MONUMENTAL PALACE HOTEL ocupa uma posição estratégica no centro da cidade do Porto: na famosa Avenida dos Aliados ao lado da Camara Municipal. O edifício construído em 1923 pelo arquiteto italiano Michelangelo Soà foi reabilitado para tornar-se o mais luxuoso “Palace Hotel” da cidade do Porto.

Foi ao famoso estúdio de arquitectura OITOEMPONTO com sede no Porto, a quem foi confiada a arquitectura de interiores e a decoração dos quartos, bem como todos os espaços de recepção e restauração. «O estilo neoclássico do edifício tem como âncora a história da cidade do Porto e faz este projeto “Monumental” porque exige reinterpretar o passado glorioso do Porto numa escrita contemporânea, assim como volumes, estilo e usos» especificam Artur Miranda e Jacques Bec, os fundadores da OITOEMPONTO.

Completamente redesenhada a transformação do edifício num grande hotel de luxo, exigiu a redefinição de todos os volumes para criar um Restaurante Gourmet central, juntamente com uma sala de pequenos-almoços no andar de cima enquanto se desdobra em café e “brasserie”. O luxo dos detalhes e ornamentos que percorrem cada espaço ajuda a dar vida a essa reinvenção. A partir da Biblioteca, da Sala de TV e do SPA que parece ter sido adicionado aos anos 70, os restaurantes ainda podem receber uma orquestra e ajudar a manter essa lenda dos ótimos cafés musicais do Porto.

Quem melhor do que a dupla OITOEMPONTO para querer contribuir para restaurar a hospitalidade do Porto e devolver todos os certificados de nobreza a este edifício histórico e fazer brilhar a cidade. Aqueles que viajam o mundo nas melhores condições, voltam sempre com o mesmo prazer na sua bagagem, duplicaram a sua inteligência e capacidade de fazer do Monumental Porto o hotel de referência da sua cidade, conseguindo um exercício de estilo muito ousado, um trabalho de sucesso e de reencantamento com a simplicidade que os caracterizam.