Maria Porro – Diretora da Feira Salone Del Mobile.Milano
O Salone del Mobile.Milano está de olho na edição de 2023, que será realizada no distrito Fiera Milano, em Rho, entre 18 e 23 de abril, com Maria Porro reconfirmada como sua presidente.
Durante esta 61ª edição, serão realizados os eventos anuais Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário, Workplace 3.0, a terceira edição do S.Project e o evento dedicado a escolas, universidades e designers menores de 35 anos SaloneSatellite – que completará sua 24ª edição em 2023 – entre os pavilhões.
Fique atento à entrevista de Maria Porro – Diretora da Feira Salone Del Mobile. Milano.
A próxima edição do Salone del Mobile contará com o retorno da Euroluce? Quais são as expectativas?
A 61ª edição do Salone del Mobile.Milano será importante devido a todas as suas novidades e marcará o retorno da Euroluce, na sua 31ª edição, desde 2019. Além disso, estará de volta em abril, como costumava ser antes da pandemia!
Estamos entusiasmados por reunir novamente a comunidade de design numa semana e num espaço depois de tanto tempo. A primeira coisa mais importante é, na verdade, compartilhar a experiência. O Salone tem que ser visto, tem que ser tocado, tem que ser vivido realmente. Redescobriremos assim o valor de nos encontrarmos pessoalmente, de descobrirmos um objeto, de o tocar, de perceber uma forma. As empresas aqui constroem um novo mundo nos seus stands, fazem um grande esforço, em termos de investimentos, criatividade e tempo. É por isso que é imperdível!
Esperamos um grande interesse em relação ao novo formato do Euroluce, a sua oferta cultural e sobre a nova experiência de visita. Será o prazer da descoberta e o poder que surgirá da interdisciplinaridade do evento. A este respeito, juntamente com o core business, este ano o Salone apresentará muitos eventos culturais no recinto da feira, mais do que nunca.
Como classifica a adesão das marcas portuguesas ao Salone del Mobile?
Ao longo dos anos tivemos sempre algumas empresas portuguesas no Salone del Mobile. A edição de 2023 contará com 66 modelos de alta qualidade, dos quais 12 na Euroluce. O Salone del Mobile.Milano é certamente uma grande vitrine internacional para estas empresas, uma vez que é visitado por cerca de 370.000 operadores de 188 países.
Combinando o melhor da tecnologia e do design, com o trabalho manual de artesãos e um artesanato criativo, o design português é muito atraente para o público contemporâneo.
Também o SaloneSatellite, desde a sua primeira edição em 1998, contou com a participação de jovens designers portugueses, e escolas de design, tais como Politécnico de Leiria-Escola Superior de Artes e Design, ESTGAD / Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte de Design; Caldas da Rainha; Icep, e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. O Salonesatellite é, como o Salone, uma vitrine internacional e o lugar onde os expositores do Salone del Mobile podem descobrir novas ideias e projetos, que podem ser transformados em produtos para os seus catálogos.
Em relação às edições anteriores, quais são os novos destaques para 2023?
A edição de 2023 apresentará muitas novidades, todas com o objetivo de manter o foco no design. O projeto, os produtos e o forte esforço dos expositores em participar terão um novo valor, juntamente com a otimização da experiência do visitante.
Perante isso, tomamos a decisão de realizar a feira num único nível do recinto, fazendo o melhor uso possível dos espaços, respondendo às demandas dos expositores e garantindo um envolvimento ainda maior dos visitantes profissionais. Assim, os Pavilhões 16 e 20 não existirão mais no nível superior, e os seus expositores serão colocados nos corredores no nível térreo.
A outra mudança crucial é o novo layout geral da exposição, ilustrando a possível evolução futura da exposição da feira com a Euroluce. Acredito que desempenhará um papel fundamental na transformação da feira comercial. A Euroluce abandonará o plano ortogonal tradicional para um “plano urbano”, ou seja, um plano irregular, geometricamente poligonal, fluido e de anéis livres concebido pelo estúdio Lombardini22, concebido para otimizar o utilizador – esta grande simpatia de bienal de iluminação. A Formafantasma, o célebre estúdio de design baseado em pesquisa, transformará a Euroluce “numa cidade ideal” dentro do novo layout, projetando espaços públicos e participações especiais, enquanto Beppe Finessi – professor do Politécnico de Milão, arquiteto e pesquisador – fará a curadoria do conteúdo cultural, da arquitetura à arte (i.d. exposições, palestras, workshops, instalações), juntamente com vários jovens curadores. Nesta perspectiva, é interessante que várias empresas especializadas em produtos técnicos tenham aceitado o desafio de participar no Euroluce.
Depois de ouvir atentamente todas as empresas expositoras – algumas das quais farão um regresso extremamente entusiasmado após um período de ausência, e outras que farão a sua estreia com igual confiança – o Salone disponibilizará novas ferramentas de suporte e visibilidade através da sua plataforma digital e dos serviços online conectados a ela.
Por fim, o SaloneSatellite estará num local novo, mas totalmente natural, dentro dos pavilhões Euroluce, uma vez que representa o futuro do design por excelência, e a edição de 2023 dedicará um foco particular às Escolas e Universidades de Design com o tema “Escola de Design: Construindo o (im)possível. Processo, Progresso, Prática”.
De que forma a sustentabilidade e a formação contribuem para o Salone del Mobile?
Adotar uma abordagem sustentável para questões sociais, ambientais e económicas é um valor que o Salone del Mobile.Milano sempre considerou importante e, agora mais do que nunca, absolutamente primordial. Iniciamos um caminho sustentável em 2021 com a Supersalone onde entregamos a nossa primeira mensagem forte sobre esse assunto tendo tudo projetado para ser desmontado e posteriormente reutilizado, como os sistemas de display sem componentes soltos e totalmente recicláveis; as áreas de lounge, os bancos e as cadeiras foram montados e desmontados a seco e depois usados novamente em diferentes momentos e em diferentes contextos. A Supersalone recebeu a certificação ISO 14064-1:2019 e agora todos os nossos esforços são dedicados ao processo de obtenção da certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos.Somos também a primeira feira internacional a fazer parte do Pacto Global das Nações Unidas – a principal iniciativa de sustentabilidade empresarial a nível global.
Olhando para o futuro, qual é a visão e o caminho traçados para o Salone del Mobile?
O Salone sempre olhou para o futuro desde a sua primeira edição em 1961. É “a aldeia do design que leva onde os outros seguirão” – como foi descrito por uma proeminente revista inglesa há alguns anos. O Salone traçou o seu próprio caminho desde o início, considerando a qualidade, pesquisa e inovação as suas diretrizes mestras.
Devido ao seu alcance e valor cultural, questões como regeneração, reutilização, circularidade, centralização no planeta, economia de energia e atenção às pessoas e comunidades sempre estiveram no centro da missão, visão e estratégia de longo prazo do Salone del Mobile.Milano, inspirando a maneira como opera de forma sustentável, voltada para alcançar um equilíbrio entre respeito pelo meio ambiente, relações éticas e transparentes e bem-estar das pessoas.
Assim, olhando para o futuro, as responsabilidades ambientais, económicas e sociais continuarão a ser as nossas prioridades. Teremos o menor impacto possível, estaremos orientados para a utilização eficiente dos recursos, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental e protegendo os direitos humanos, a saúde e a segurança dos participantes no evento e dos trabalhadores envolvidos na sua organização, e garantindo benefícios para todas as empresas participantes e para a comunidade local.
Na verdade, em janeiro, acabei de assinar o Salone del Mobile.Milano “Política de Sustentabilidade”, que confirma e melhora o que acabei de dizer muito brevemente. Se estiver interessado nos detalhes, consulte o nosso site neste link https://www.salonemilano.it/en/sustainability-policy.