Domenico Gioia – Ednis

Entrevista – Domenico Gioia

 

INTRO: A EDNIS é uma marca do Grupo Aquinos com mais de 50 anos de experiência. Desde a sua criação até hoje, a EDNIS é uma empresa que sabe combinar a cultura artesanal e os avanços tecnológicos, para propor a mais perfeita cama. Em entrevista à MN-Mobiliário em Notícia, Domenico Gioia, Diretor Comercial da Ednis, fala-nos dos elementos que distinguem esta marca, bem como o seu posicionamento e principais mercados.

 

Que palavras melhor caracterizam a Ednis? Porquê?

Excelência, eficiência e sustentabilidade, estas são as palavras que explicam a missão da marca EDNIS. Excelência na qualidade dos produtos, idealizados e testados para oferecer uma experiencia de conforto e bem-estar que se reflita positivamente na qualidade de vida dos nossos clientes. Muitos estudos demonstram a importância do sono para a saúde psicofísica do homem e para viver melhor no dia-a-dia, nas nossas relações de trabalho e pessoais para que se tornem únicas e irrepetíveis. Daqui nasce a escolha de matérias-primas com um standard muito elevado, num mix de tradição e inovação, que se traduzem em 27 soluções de conforto adequadas às diferentes necessidades do cliente final. Mas diferenciar produtos e tecnologias, requer eficiência nos processos produtivos, com a adoção de best practice entre as diferentes áreas produtivas da empresa e controlo de todas as fases da produção, graças à integração vertical do Grupo Aquinos, de que a EDNIS faz parte. Em fim, a sustentabilidade que faz parte das raízes da EDNIS, do seu ADN. É uma ligação indissolúvel com o seu próprio território, de onde traz inspiração, força e solidez. Foi quase um processo natural a implementação de este profundo respeito para o ambiente na cadeia produtiva e nos próximos meses, iremos ter também o desenvolvimento de uma nova coleção eco sustentável, ligada a um projeto social.

 

O que distingue a Ednis de outras marcas do setor?

Com certeza que um dos elementos diferenciadores da EDNIS, como já disse, é a integração vertical. Hoje a empresa produz mais de 60% das matérias-primas utilizadas nas nossas coleções, a começar pelas molas ensacadas até às nano-molas, das espumas técnicas às fibras em poliéster, sempre tentando garantir a origem das matérias-primas, ainda antes do produto acabado. Mas o segredo da EDNIS é dar valor ao que realmente conta: as pessoas. Nada é possível sem a paixão e dedicação das pessoas que trabalham na empresa. Cada produto que fabricamos tem as marcas das maõs, o sopro, as emoções e paixão das pessoas que lhe deram forma. Este know-how é transmitiddo de geração em geração, com uma continua atualização dos conhecimentos desenvolvidos em quase 50 anos de atividade.

 

Quais os maiores desafios com que se depara diariamente, sendo o diretor comercial?

O desafio principal é fixar objetivos estratégicos em linha com a variabilidade dos mercados e com os instrumentos, os recursos e o capital humano disponível. É um alternar-se de desafios internos e externos à empresa. Por um lado temos o trabalho com as diferentes áreas da empresa, para poder contar com uma organização eficaz, simples e dinâmica. Delegar para transmitir motivações, envolvimento da equipa de trabalho e processos de tomada de decisão rápidos; por outro lado, temos um mercado que envolve continuamente; fundamental, nesse sentido, é desenvolver uma forte sensibilidade às mudanças, para transformar potenciais ameaças em oportunidades de crescimento. Uma colaboração continua com a rede de vendas e com os distribuidores, fundada na confiança recíproca, primeiro a nível humano e depois também profissional, é essencial para ter um feedback rápido e claro sobre onde vai o mercado. O sucesso deles é o nosso sucesso e nós temos de transmitir a confiança que as nossas escolhas são ditadas no interesse comum.

 

Falando um pouco sobre a expansão da marca, em que principais mercados atuam?           

Hoje a marca EDNIS está presente em França com mais de 100 vendedores e em Portugal com a cadeia de lojas especializadas ColchaoNet. Considerando que o projeto começou só em 2018, podemos considerar-nos satisfeitos até agora.

 

No seguimento da pergunta anterior, qual o principal mercado? Porquê?

Certamente a França e por duas razões. Primeiro porque podemos contar com um conhecimento profundo do mercado graças à presença há mais de 30 anos do Grupo Aquinos no país. O Grupo, além de ser o fornecedor das mais importantes lojas especializadas do setor móveis/estofados, hoje está diretamente envolvido no território, depois da aquisição da empresa Gruhier e, mais recentemente, do grupo H&F (Home and Furnture), com estabelecimentos também na Polónia, China e Hong Kong. Depois, fundamental para o êxito do projeto, foi a perseverança e os conhecimentos profissionais do nosso diretor de vendas em França, Philippe Cessat, há mais de 40 anos neste mundo, juntamente com a sua equipa. Tudo isso permitiu-nos oferecer um justo conjunto de qualidade, design, tecnologia que responde à demanda do mercado e que nos permitiu, também, ganhar a confiança do consumidor francês, que normalmente escolhe produtos Made in France.

 

Qual o posicionamento que perspetivam para a marca?

EDNIS posiciona-se como uma marca premium, mas ao mesmo tempo acessível para o cliente que tem a perceção de que a qualidade do sono depende da qualidade do colchão e, em geral do sistema cama. EDNIS propõe-se, então, como marca especialista all in one, com o objetivo de oferecer um bem-estar total e uma experiência de conforto personalizada, de acordo com o nosso pay-off… ”Sleep inspired by you”. Inspiração que vem também do conhecimento do nosso corpo e dos ciclos que regulamentam a nossa inteira jornada, das pesquisas sobre o ritmo circadiano. EDNIS aproveitou estes conhecimentos para projetar os seus produtos, de maneira acompanhar o sono nas suas várias fases, com a promessa de melhorar a qualidade da vida dos nossos clientes, porque dormir bem é importante, mas viver bem durante o dia todo, é ainda melhor.

 

Que projetos futuros tem em mente para dar continuidade à evolução da marca?

Para 2020 o objetivo é estarmos presentes nos mercados mais próximos de nós, de Espanha a Itália, Benelux e Alemanha. Em ordem temporal, em janeiro estaremos presentes com um nosso stand na IMM de Colónia, em fevereiro iremos começar com a distribuição em Espanha para depois continuar também com Itália. Mas o projeto foi desenvolvido num âmbito temporal de médio-longo prazo, com um business plan já orientado a 2030. A nossa clara ambição, para esta data, é de passar a ser uma Global Brand e uma referência para a indústria do descanso.