Conheça Francisco Malcato, Chairman da Interfer
Conheça Francisco Malcato, Chairman da Interfer
Em 1979, Francisco Malcato fundou a INTERFER, começou a realizar alguns negócios, continuou a visitar feiras no exterior e a trazer para Portugal as novidades que aí existiam. Passou a ter empresas que fabricavam os produtos cá, pois importar era impensável. Mais tarde conseguiu a representação de algumas empresas que queriam vender no nosso país. Com a entrada de Portugal na antiga CEE o negócio foi evoluindo e as importações começaram a ser mais facilitadas. Foi então possível sedimentar as representações e com a abertura ao crédito tudo foi melhorando. Hoje em dia a INTERFER é uma referência na comercialização de ferragens e componentes para as indústrias de mobiliário, construção civil e bricolagem. Desde 1979 que a empresa tem acompanhado as tendências e a inovação, procurando responder sempre às necessidades de um mercado cada vez mais exigente.
De que forma é que uma marca com tanta história e experiência se vai adaptando às novas necessidades do mercado sem descurar a sua identidade?
Todos os dias aparecem novos produtos, novos concorrentes, novas modas e necessidades, mas os nossos valores – integridade, profissionalismo e confiança – mantêm-se, assim como o nosso desígnio de servir sempre melhor os nossos clientes. Com esta missão em mente, estamos a modernizar todo o lado operacional e logístico, a apostar na relação digital com os nossos clientes, e a manter a procura contínua de novos produtos, da melhoria da qualidade dos mesmos, e do serviço aos nossos clientes.
Atualmente, a Interfer conta com dois showrooms profissionais, em Lisboa e Baltar. Faz parte dos planos da empresa inaugurar mais instalações no curto prazo?
Neste momento, estamos a investir nos showrooms existentes. Com Lisboa e Baltar, conseguimos estar perto da larga maioria dos nossos clientes e proporcionar-lhes um espaço que se quer de excelência para a apresentação dos nossos artigos.
No passado mês de março esteve em Portugal a exposição móvel Hettich On Tour, promovida pela Interfer. Que novidades trouxe esta exposição e qual o feedback que podem retirar do evento?
O feedback foi fantástico, quer da parte dos clientes, quer da parte das universidades que visitámos. A exposição trouxe alguns artigos novos da Hettich – como o fenomenal sistema de estruturas em alumínio Cadro – e também outros que, não sendo novidade, trazem novas interpretações e aplicações. Os clientes e estudantes puderam ver e experimentar na primeira pessoa as gavetas AvanTech You com a iluminação em LED, que têm tido uma enorme aceitação no mercado, a nova dobradiça Novisys, e os sistemas de portas de correr / fole TopLine XL, SlideLine M e WingLine L.
Em breve irá ser anunciado o vencedor do I Prémio Interfer Universidades, uma iniciativa da Interfer. Em que consiste este Prémio e em que contexto surgiu a ideia?
O Prémio Interfer Universidades surgiu com 3 propósitos: cimentar a relação com a Academia, proporcionar aos estudantes uma oportunidade de divulgação do seu talento e de contacto com a realidade do mercado de trabalho, e acarinhar desde cedo aqueles que serão os nossos parceiros no futuro. Será atribuído através de um Concurso de Inovação em Mobiliário e irá premiar os 5 trabalhos mais pontuados. Estes 5 finalistas, juntamente com o professor orientador do projecto vencedor, realizarão uma visita à academia da Hettich e a algumas das suas fábricas (Alemanha). O vencedor receberá ainda um valor pecuniário de 2000€. A Interfer irá patrocinar a construção e posterior exposição do projecto vencedor, pelo que a parte mais interessante do prémio será a possibilidade dos alunos acompanharem a construção do projecto e testemunharem a passagem do papel à realidade dos seus conceitos e desenhos.
Como perspetivam o futuro da marca?
Na Interfer, procuramos ser muito positivos em relação aos desafios que se nos apresentam, pelo que estamos muito optimistas em relação ao futuro. A modernização das operações logísticas, o Prémio Interfer Universidades, a aposta digital, e as novas marcas representadas – como a suíça Lamello ou a espanhola PortaSur que iremos lançar no mercado brevemente – entusiasmam-nos bastante em relação ao dia de amanhã. Acreditamos que continuaremos a servir cada vez melhor os nossos clientes e a fazer a Interfer crescer e cimentar-se como marca sinónimo de qualidade, integridade, profissionalismo e confiança.