Conheça a Feria Hábitat Valencia
Conheça a Feria Hábitat Valencia
A Feria Hábitat Valencia é a principal montra internacional da indústria espanhola de habitat com uma vasta gama de mobiliário, iluminação, decoração, tapeçaria e descanso. Todos os anos reúne mais de 600 empresas nacionais e internacionais e na sua última edição recebeu mais de 48.000 visitantes profissionais de 70 países. O evento, que terá lugar de 19 a 22 de setembro de 2023, confirma as suas melhores expectativas e dá continuidade à tendência ascendente da última edição, na qual, juntamente com os setores da cozinha e têxtil, ocupou oito pavilhões na Feria Valencia. Acompanhe a entrevista de Daniel Marco, Diretor da Feria Hábitat Valencia.
A feira Habitat de Valencia é falada no mundo inteiro, quais são as expectativas para a próxima edição? Quais são as principais novidades?
De facto, a Feria Habitat Valencia continua a responder muito positivamente às expectativas de negócios dos nossos expositores e visitantes. Todos os anos, o nosso crescimento é de cerca de 30% e posso dizer-lhe que para o evento deste ano, que será realizado de 19 a 22 de setembro na Feria Valencia, já igualamos o número de expositores diretos (mais de 400) da última edição, por isso antecipamos uma nova edição com um crescimento notável em todos os nossos parâmetros. Tudo isso se traduz em formar um evento de sucesso que integra uma oferta muito poderosa com as melhores empresas europeias de habitat, com um grande papel de empresas espanholas, mas também de mercados-chave para a nossa feira, como o Português. Quanto às novidades, posso dizer-lhe que este ano, Habitat vai sediar três grandes exposições em torno de três figuras relevantes no design espanhol. O primeiro deles, e organizado diretamente pela própria Habitat, será uma exposição em torno do designer Gabriel Teixidó, um dos profissionais mais influentes das últimas décadas. Além disso, de mãos dadas com a empresa de design Santa & Cole, no Habitat 2023 destacará uma exposição sobre o mais significativo do mestre catalão Miguel Milá, bem como uma exposição que traça o retorno às origens no salão Nude de José Manuel Ferrero.
Sabemos que a Feira Habitat é um evento onde se fecham diversos negócios, qual é a importancia deste tipo de eventos?
O espírito de todas as feiras comerciais e profissionais, como a Feria Habitat Valencia, é incentivar os negócios entre oferta e demanda. Este ano comemoramos 60 anos de serviço à nossa indústria. Desde a nossa primeira edição em 1963, esta feira caracteriza-se por ser um dinamizador do negócio do setor de mobiliário e equipamentos de habitat e, especialmente, uma porta de entrada para mercados e exportações internacionais. E continuamos a fazê-lo porque está no nosso ADN. Como exemplo, na última edição fomos visitados por compradores de 70 países e, no total, recebemos mais de 48 mil profissionais do setor, incluindo lojas, grupos de compras, grandes lojas e profissionais da área de contrato e prescrição (designers de interiores, arquitetos, designers ou redes hoteleiras).
Esta edição, uma vez mais, é em conjunto com a Home Textiles Premium, fale um pouco sobre esta relação….
Será o segundo ano em que a Feria Hábitat València e a Home Textiles Premium by Textilhogar coincidem, após a experiência mais do que positiva da última edição, na qual também foi adicionado o setor de móveis e equipamentos para a cozinha, que retornará já em 2024. O objetivo é potenciar as sinergias entre todos os setores que compõem o habitat: mobiliário, têxteis domésticos, iluminação, decoração, … uma oferta poderosa o suficiente para ser muito atraente para profissionais de design de interiores e decoração.
Ano após ano, é notável o aumento da presença portuguesa na Feira Habitat, como é que avalia a presença dos portugueses?
Para a Feria Habitat Valencia, Portugal é um dos mercados-chave e prioritários. Com efeito, o setor considera a Península Ibérica (Espanha e Portugal) um mercado único, com as óbvias semelhanças nos canais de distribuição e que se reflete numa presença maioritária de empresas portuguesas na vitrine da Habitat. Na nossa última edição já saudámos a presença de mais de 40 empresas portuguesas e em 2023 iremos também registar importantes números de participação. Portugal trabalha há muitos anos para um mobiliário de qualidade e design e através de empresas com um nome já consolidado no panorama europeu do setor. Habitat e Valência são a sua casa e porta de entrada para os mercados internacionais.
De olhos postos no futuro, qual é o caminho da Habitat Valencia?
Ainda estamos no caminho do crescimento. De forma sustentada, mas constante. Neste sentido, o nosso objetivo é ser útil para o setor, tanto para os nossos expositores e nossos visitantes; oferecendo as melhores instalações e as melhores condições para ser rentável e precipitar negócios entre os profissionais que vêm, a cada setembro, para uma cidade tão acolhedora como Valência. Veja, em 2022, o mundo do design colocou os seus olhos na Feria Habitat Valencia por ocasião da celebração de Valência como a Capital Mundial do Design. E descobriram um universo de criatividade e talento percorrendo os mais de 70.000 metros quadrados da nossa feira, através dos designers mais prestigiados do mundo. Em 2023, continuamos a trabalhar para consolidar a Feria Habitat Valencia como a feira europeia de referência do segundo semestre do ano.