Antarte

Antarte

 

Mário Rocha é CEO da Antarte, uma marca portuguesa líder em tendências de mobiliário e decoração em Portugal. Afirma que o mobiliário está no seu ADN e é a trabalhar esta marca que é feliz.

Fale-nos um pouco sobre o nascimento da Antarte.

A Antarte nasceu no ano 2000 dedicando-se, inicialmente, às antiguidades e à arte. E, foi precisamente a partir destas duas áreas que nasceu a marca Antarte que acaba por ser uma fusão entre a palavra “antiguidade” e a palavra “arte” – Antarte. Entretanto, temos vindo a fazer o nosso percurso no setor do mobiliário e da decoração e, claro, devido às próprias exigências do mercado e dos clientes, já com uma aposta clara em produtos mais modernos e elegantes, mas sempre com a qualidade que nos tem caracterizado.

Atualmente, o que o inspira e motiva diariamente?

Eu acho que a Antarte é o que me motiva diariamente. Ter criado uma marca de raiz e vêla chegar onde está hoje, só pode motivar-me a querer fazer sempre mais e melhor. O mobiliário está, sem dúvida, no meu ADN e é a trabalhar esta marca que sou feliz, que cresço pessoal e profissionalmente e isso só me pode inspirar todos os dias.

Inicialmente direcionada para as antiguidades e a arte, hoje a Antarte aposta em linhas inovadoras e design moderno. Portanto, que posição a marca assume no mercado nacional e internacional?

Nós começamos realmente a restaurar peças antigas, mas com o nascimento da Antarte, acho que o percurso direcionado para os produtos de linhas mais modernas foi-se traçando, quer por imposição do mercado quer também, pelos próprios clientes que acabaram por definir um pouco o nosso caminho. Hoje, a Antarte é claramente uma marca líder em tendências de mobiliário e decoração, respeitada nacional e internacionalmente e conhecida pelo seu posicionamento premium. É para manter estes padrões de qualidade que trabalhamos diariamente.

Depois de, em 2019, renovar o logotipo e lançar uma nova Loja online, a Antarte abre agora a primeira concept store inspirada no Feng Shui em Leça da Palmeira. Fale-nos um pouco mais sobre este novo projeto.

Faz parte da nossa estratégia evoluirmos e criarmos novas formas de comunicar com os nossos clientes. Foi neste sentido que surgiu a Feng Shui Concept Store e que está incluída no plano de abertura de novas lojas que temos vindo a desenvolver. Esta loja específica está situada em Leça da Palmeira, junto a uma outra loja que temos nesta área e veio colmatar um espaço em aberto no que se refere a este conceito específico. Com 750m2, divididos por dois pisos, é um espaço único com este conceito, que se distingue pela criação de projetos de design e decoração inspirados nos princípios da filosofia Feng Shui, baseando-se na harmonização de espaços e ambientes de forma a permitir a circulação de energia. Especialmente nesta época que estamos a viver parece-me que esta loja surgiu no momento certo, já que ao passarmos mais tempo em casa, vamo-nos apercebendo da importância de criarmos à nossa volta ambientes harmoniosos e tranquilos.

Durante o período de pandemia a Antarte conseguiu não só manter a empresa a trabalhar sem recurso a lay-off, como aumentou a faturação da sua loja online em 300%, criou stock para as 5 novas lojas a abrir este ano e lançou 3 novas coleções. Qual foi a estratégia?

Sim, estamos muito satisfeitos com a forma como a Antarte tem enfrentado estes últimos tempos. Não podemos dizer que tem sido fácil, mas temos sabido reajustar as nossas estratégias comerciais e acima de tudo temo-nos mantido cada vez mais próximos dos nossos clientes. Foi o que fizemos, essencialmente, na altura da primeira vaga desta pandemia. Percebemos que tínhamos de apostar com mais atenção e eficácia no nosso espaço online e aproveitar para desenvolver novos produtos e criar stock para as novas lojas que estavam previstas abrir até ao final do ano. Tendo em conta os resultados obtidos, estamos certos de que foi a melhor estratégia a adotar. No entanto, estamos conscientes de que este é um caminho longo e que as dificuldades ainda não acabaram, mas estamos empenhados em ultrapassá-las com a ajuda de toda a equipa de colaboradores e, portanto, acreditamos que vamos ser bem sucedidos.