Tendências 2022 por Géraldine Florin, Directora Artística de Maisons du Monde

Tendências de cores e materiais em 2022

(Por Géraldine Florin)

 

Que materiais se vão utilizar em 2022?

Os materiais reciclados estão cada dia mais presentes. O artesanato ganha cada vez mais protagonismo, e o cânhamo e a seda vão ser os complementos perfeitos para o algodão nos têxteis para o lar. Volta o couro, tanto no mobiliário como na decoração. E os quadros de cristal que se complementam com a cerâmica enquanto os materiais minerais se combinam com os naturais. Os materiais mate estarão omnipresentes (veludo, metal, plástico reciclado, madeira, vidro pintado, baço, areia, etc., tanto mates como cetim).

 

 

 

Os materiais continuarão a ser utilizados ou teremos de dizer adeus a alguns?

Todos os materiais e fibras naturais continuarão a ser tendência em 2022, como a madeira, que ainda tem mais presença e se converte num imprescindível. O cristal transparente deixa de ser utilizado pelo pintado ou com cor e veludo liso a veludo nervurado e ao trabalhado.

 

 

Quais são as novidades em decoração e mobiliário?

A cor volta! As cores naturais intensificam-se e as luminosas ganham protagonismo para trazer um toque de otimismo aos nossos interiores. As flores também regressam para trazer de volta a influência do passado e dar um estilo retro-vintage bonito.

 

 

 

Que combinações de materiais são interessantes para o lar?

Os materiais combinados serão muito populares em 2022, pois podem ser colocados num ambiente mais minimalista e puro, mas também em decorações mais chamativas e personalizadas. O segredo está em combinar materiais crus e trabalhados, mate e brilhantes, naturais e coloridos, para preencher os interiores de vida.