Sustentabilidade, espaços híbridos e fibras naturais marcam as tendências do futuro na Feria Hábitat València e Textilhogar

Espaços como o Hotel Hábitat de Tomás Alía, ‘Pinknic’ de Sigfrido Serra, o projeto de José Manuel Ferrero para o Salón nude, ou a exposição de artesanato contemporâneo TempoCraft são algumas das grandes atracções de uma edição que chega a meio com corredores cheios e um ambiente comercial vibrante.

Sustentabilidade, espaços híbridos e fibras naturais marcam as tendências do futuro na Feria Hábitat València e Textilhogar

A Feira Hábitat València e Textilhogar ultrapassou hoje a metade desta edição, limitada a três dias, mas intensa em actividades e, sobretudo, na presença de compradores. Após a abertura bem sucedida de ontem, o dia de hoje confirmou a tendência com corredores cheios e uma forte atmosfera de negócios, de acordo com o presidente do Comité Organizador da Hábitat, Vicente Pons. “Foi, sem dúvida, um dia de sucesso. Os stands estão a trabalhar com os compradores, as encomendas estão em curso e os expositores estão satisfeitos com o volume de visitantes. Sem dúvida, estamos a caminhar para uma grande feira”, disse o empresário valenciano.
Neste sentido, uma das grandes atracções desta edição é o grande número de conferências, actividades paralelas e instalações exclusivas criadas para o evento. Por exemplo, os mais de 800 m² ocupados pelo Hotel Hábitat, que sob a direção do designer de interiores Tomás Alía e o seu projeto ‘Barracas’ reinterpreta a arquitetura tradicional valenciana, surpreendendo milhares de profissionais do sector com a sua originalidade e o uso requintado de materiais, como a ‘vareta’ valenciana utilizada na grande cúpula central. Da mesma forma, a surpreendente instalação “Pinknic” do criativo Sigfrido Serra, que inunda de cor-de-rosa o pavilhão Textilhogar, também está a chamar a atenção, assim como a exposição “TempoCraft”, que reúne uma seleção com curadoria das melhores obras de artesanato contemporâneo exclusivamente na Feria Valencia.

Uma menção especial para a impressionante instalação concebida pelo designer da Ontinyent, José Manuel Ferrero, para o Salón nude, recriando uma pista de atletismo que serve de trampolim para a criatividade, o design e as novas propostas dos 25 jovens designers e escolas de design participantes. Esta edição do Salón nue conta novamente com o apoio do Governo de Espanha, através do Ministério da Cultura e do Desporto, que promove o evento como uma montra do talento e do design espanhol, bem como do fabricante de madeira Finsa, que contribui com as suas últimas inovações em soluções técnicas e decorativas Hábitat 360 para a arquitetura de interiores.

A marcar as tendências do habitat e dos têxteis-lar
Estas propostas, juntamente com as centenas de novidades apresentadas, estão a marcar as tendências do design do futuro. Neste sentido, a Hábitat e a Textilhogar estão a mostrar um design de interiores mais flexível, consciente e emocional, combinando tecnologia invisível, materiais naturais, design expressivo e adaptabilidade ao estilo de vida híbrido. O mobiliário está a tornar-se versátil e multifuncional, com colecções de cadeiras, mesas e bancos concebidos para diferentes contextos, sistemas modulares que mudam de função consoante o momento e reedições de peças clássicas, como poltronas e pufes, actualizadas para satisfazer as necessidades de conforto contemporâneas.
A iluminação ganha destaque com designs portáteis, autónomos e adaptáveis que ultrapassam a funcionalidade para se tornarem elementos decorativos e emocionais, com acabamentos quentes, formas orgânicas e personalização cromática. O design de exteriores alcança um estatuto premium, consolidando-se como uma extensão natural do interior, com sofás, espreguiçadeiras e conjuntos de jantar de alta qualidade que combinam materiais duráveis com têxteis suaves e confortáveis.

Os materiais naturais e as técnicas artesanais, como a madeira em diferentes espécies, a canga, a corda entrançada ou o rattan, estão a ser revividos e reinterpretados numa linguagem contemporânea, enquanto os têxteis se destacam por novas gamas de cores, texturas ricas e maior qualidade. Os ícones do mobiliário também são redesenhados, reinventando modelos tradicionais com estruturas mais leves e paletas actualizadas, preservando a sua essência mas adaptando-os à estética e ao conforto contemporâneos.
Peças esculturais e expressivas surgem como protagonistas visuais para além da sua função, enquanto a cor, as texturas e a sensorialidade orientam a decoração como um diálogo entre a visão, o tato e a emoção, com tecidos de alta qualidade, riqueza cromática e superfícies que convidam a experiências sensoriais. O design de interiores é também cada vez mais direcionado para o contrato e a hospitalidade, com inovações para hotéis, restaurantes e espaços de coworking, integrando mobiliário, iluminação, têxteis e acabamentos em propostas coesas sob uma linguagem unificada.
Na área Textilhogar, as tendências incluem têxteis de exterior resistentes às intempéries, tecidos ignífugos com certificações especiais, soluções técnicas como sistemas blackout para controlo de luz, materiais sustentáveis e fibras recicladas, bem como têxteis com texturas ricas, estampados digitais e variedade gráfica. A paleta inclina-se para tons suaves e ambientes quentes, com um interesse crescente em produtos multifuncionais e adaptáveis, tanto para utilização no interior como no exterior.

 

Apresentações de hoje. De Ágatha Ruiz de la Prada a Martín Berasategui
Entretanto, as marcas expositoras continuam com uma onda de lançamentos de produtos. Por exemplo, a marca de descanso e estofos La Premier apresentou a sua nova coleção desenhada por Ágatha Ruiz de la Prada, com a presença da própria estilista espanhola, que declarou a sua “paixão” pela Feira de Valência. Da mesma forma, a marca de descanso ECUS contou com a presença do chef basco Martín Berasategui, enquanto a ADCV aproveitou o Hábitat para lançar a sua iniciativa inovadora “Altavoz”, dando voz ao design valenciano na sua totalidade. Entre as conferências de hoje, destaca-se a mesa redonda com todos os estúdios envolvidos no Hotel Hábitat, desde o seu criador Tomás Alía e o Estudio Caramba até às equipas responsáveis pelos diferentes espaços, como MMain Martínez Medina, Cosín Estudio, Pascua Ortega, Odosdesign e Studio HC.

AGENDA QUINTA-FEIRA, 2 DE OUTUBRO * sujeito a possíveis alterações
Ágora nude. Nível 3 Pavilhão 4
10:00 a.m.
Apresentação ‘Tendências de produto, sociais e de mercado que influenciarão o Habitat em 2026’
Participantes:
– AIDIMME
– ITC
– AITEX

11:00
Mesa redonda ‘Quando o design e a indústria se comprometem’
Participantes:
– Pilar Martínez-Cosentino, CEO da Cosentino
– Soledat Berbegal Roque, Assessora e Diretora de Reputação da Marca
– Borja Fernández del Vallado Fernández-Bravo, Sócio L35 Arquitectos
– Margarita Cantalapiedra Fuchs, Designer de Interiores do Local de Trabalho StudioBanana

12:00 p.m.
Mesa redonda de apresentação do livro “O presente do design espanhol”
Participantes:
– ICEX
– Odosdesign

13:00
Apresentação “Chocolates de Valência”
– Papila Design Studio

Hotel Hábitat. Nível 3 Pavilhão 3
10:00 a.m. a 1:30 p.m.
Professional Day Hotel & Contract. Sustentabilidade, personalização, artesanato e design experimental. Luxo consciente, bem-estar e tecnologia invisível.

10:30 – 11:15 – Apresentações. Bloco 1.
– Pedro García, Vivood
– Joan Batista Boronat, Arqueha
– Felipe Vietes, Ruiz Larrea Arquitetura

12:00 – 12:45 – Apresentações. Bloco 2.
– Vicenç Morant, GVI Gómez Vázquez Internacional
– Gema Alfaro, Alfaro & Manrique
– Fran Silvestre, Fran Silvestre Arquitectos
Moderadores:
– Ramón Garayar, GAT Hospitality
– Jesús Menéndez, Estelae Hoteles

11:15 – 12:00 p.m. – Mesa Redonda 1
– Hilario Salvador, Indeco Global
– Raquel Sanjuán, Raquel Sanjuán Interiorismo
– Sara Sanchis, Rusticae
– Guillem López, Finsa
– Elisa Naváez, Kave Home

 

12:45 – 13:30 – Mesa redonda 2
– Carlos Castaño, Anrobox
– Pascual Jordán, OCN
– Cristina Mateo, TM Grupo Inmobiliario
– Ángel Alfocea, Wes Panel
– José Baillach, Minimal Suites

Expositores e Actividades Agenda

10:00
Reunião com a imprensa Mister Wills. Apresentação das novas colecções com os designers Bruno Bermúdez e Adrián Gómez.
Stand A45 Piso 2 Pavilhão 2.

10h00
Mesa redonda ECUS – Senttix com
Alberto Calderón (Somcasa – Senttix Andorra), Alejandro Arrufat (JackBeds), José Luis Ezquerra (Diretor de Vendas Grupo Rey/Tuco), Pedro de Gea e Conrado Padilla como moderadores.
ECUS. Stand B65 Nível 3 Pavilhão 1

12:00
Transmissão diária com a ECUS (Pedro de Gea).
Stand B65 Nível 3 Pavilhão 1

13:00
Conferência de imprensa Butobath. Reunião com o Lamamba Studio.
Stand D12 Nível 3 Pavilhão

16h00
Cocktail Kodu.
Stand A7 Nível 2 Pavilhão

Unika x Bico de Xeado. Degustação de gelados artesanais.
Stand D16 Nível 3 Pavilhão 4