PNAM 21 – Cerimónia de entrega de prémios
Já é conhecida a obra vencedora da 6ª edição do PNAM’21, o prémio foi entregue no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães na presença de uma enorme plateia. Foram ainda agraciadas pelo Júri duas Menções Honrosas: “Sustentabilidade e Economia Circular” e “Tipologia de Materiais”.
O “Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2021” foi atribuído à obra “Casa no Castanheiro” da autoria do Arq.º João Mendes Ribeiro, com construção de CIVIFRAN CONSTRUÇÕES, carpintaria de C&A FRANCISCO CASA DAS MADEIRAS, tendo como dono de obra MIGUEL SOBRAL E HELDER SILVA.
As duas Menções Honrosas foram “Sustentabilidade e Economia Circular” atribuída à obra “Praça Pública da Quinta do Brasileiro – Filigrana de Madeira” da autoria dos Arq.os José Manuel Botas Pequeno e Ricardo Nelson do Vale Afonso e “Tipologia de Materiais” atribuída à obra “Melo Leote”, de autoria da Arq.ª Joana Leandro Vasconcelos (Atelier in.vitro).
A cerimónia contou com a presença da Sua Excelência a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Professora Doutora Isabel Ferreira bem como da Vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dra. Adelina Paula Mendes Pinto entre outras personalidades de relevo do mundo da arquitetura e construção em madeira.
O PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira é um prémio bienal que tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, circularidade, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações. Destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos.
O Jurí tem uma composição a cada edição, tendo sido neste ano presidido pelo Arqtº Francisco Vieira de Campos e composto por Arqtº Nuno Mateus, Arqtº José Miguel Ribeiro de Sousa, Eng.ª Helena Cruz, Arqtª Maria Manuel Oliveira, Professor Jorge Manuel Gonçalves Branco e ainda por Dra. Sónia Durães, indicada pelo Patrocinador de Platina, a empresa Balbino & Faustino.
O Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, que vai na sua 6ª edição, tem como Comissão Organizadora a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, a Ordem dos Arquitectos e a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário além de um conjunto de entidades Patrocinadoras e Apoiantes. O prémio contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República.
Este prémio é, antes do mais, o reconhecimento da enorme qualidade da arquitetura nacional aliada à madeira enquanto material construtivo com qualidades excelentes ao nível estrutural, estético e enquadrada no contexto da Economia Circular, esta nobre matéria-prima natural que é oriunda das nossas florestas e sua indústria, de que a AIMMP é representante a nível nacional e internacional.
Cerimónia de entrega de prémios – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2021
Vencedor da 6ª edição do PNAM – Casa no Castanheiro
Fotografia: José Campos
Menção Honrosa “Sustentabilidade e Economia Circular” – Praça Publica da Quinta do Brasileiro – Filigrana de Madeira
Menção Honrosa ” Tipologia de Materiais” – Melo Leote