ORGATEC 2024 gera oportunidades para empresários da indústria de madeira e mobiliário
A participação portuguesa na ORGATEC 2024 superou as expectativas, com um volume significativo de contactos estabelecidos, reforçando a confiança nos produtos “Made in Portugal”. O evento proporcionou uma plataforma estratégica para as empresas nacionais explorarem novas oportunidades no mercado alemão e global, posicionando-se como parceiros de referência no fornecimento de mobiliário para escritório e espaços de trabalho modernos e sustentáveis.
Entre os dias 22 e 25 de outubro, a AIMMP organizou a participação de sete marcas portuguesas na ORGATEC 2024, em Colónia, na Alemanha, consolidando a posição de Portugal como um player de referência no design de mobiliário de escritório e ambientes de trabalho.
Organizada pela AIMMP, a delegação portuguesa atraiu a atenção de visitantes internacionais com soluções que aliam inovação, qualidade e sustentabilidade, afirmando-se num dos mercados mais exigentes da Europa.
Durante os quatro dias da feira, Bloma, Cadeinor, Design By Miguel Soeiro, Fenabel, MBN Group, More Contract e X8 Solutions Group apresentaram-se com uma variedade de produtos que destacaram a criatividade e a excelência da indústria portuguesa, promovendo novas parcerias e oportunidades de negócio.
A participação portuguesa na ORGATEC 2024 teve um bom impacto junto do público visitante, reforçando a confiança nos produtos “Made in Portugal”. O evento proporcionou uma plataforma estratégica para as empresas nacionais explorarem novas oportunidades no mercado alemão e global, posicionando-se como parceiros de referência no fornecimento de mobiliário para escritórios e espaços de trabalho modernos e sustentáveis.
As marcas nacionais presentes na feira destacaram-se pelo compromisso com o futuro dos ambientes de trabalho, apostando em soluções que não só respondem às necessidades funcionais dos espaços modernos, mas também integram práticas de sustentabilidade e inovação tecnológica. A presença nos Hall 4.2, Stand C 019; Hall 7, Stand C 048 – Meeting Point e Hall 10.2, Stand N 018 permitiu um envolvimento direto com compradores internacionais, designers e arquitetos de renome, solidificando a presença de Portugal como um player crucial neste setor.
Nos últimos anos, o setor de madeira e mobiliário de Portugal tem registado um crescimento exponencial nas exportações, e a participação na ORGATEC 2024 sublinhou o potencial de expansão contínua neste mercado altamente competitivo. O compromisso das empresas portuguesas com a inovação, sustentabilidade e excelência posiciona o país como um parceiro de confiança na transformação dos ambientes de trabalho à escala global.
PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – INTER WOOD & FURNITURE DA AIMMP
No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2024, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP.
Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 32 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações.
A operação «INTER WOOD&FURNITURE 2022-2024 – INTERNACIONALIZAÇÃO SUSTENTADA DAS EMPRESAS DA FILEIRA DA MADEIRA E MOBILIÁRIO» é apoiada pelos «Programas Operacionais COMPETE 2030 e LISBOA 2030», pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.