O Espacio Cocina SICI apresenta o seu novo formato de exposição para a edição de 2026
A feira de mobiliário e equipamento de cozinha amplia as opções de participação e reforçará o seu espaço “AMC Kitchen Lab” com novas propostas e um novo pavilhão desenhado pelo designer de interiores Francesc Rifé. O Espacio Cocina SICI apresentou a sua próxima edição na assembleia da AMC realizada na sede da Ascale (Castellón), onde fará parte de uma ambiciosa proposta centrada no habitat, juntamente com a Feria Hábitat València, a Textilhogar e o novo espaço 360 by Cevisama.

O Espacio Cocina SICI está de volta, e com muitas novidades. A próxima edição do Espacio Cocina SICI está a avançar com os preparativos para o seu evento, que terá lugar de 28 de setembro a 1 de outubro de 2026 na Feria Valencia e fará parte de uma ambiciosa iniciativa global em torno do equipamento de habitat, juntamente com a Feria Hábitat València, o evento Textilhogar e a nova iniciativa 360 by Cevisama.
Neste sentido, o evento de mobiliário e equipamento de cozinha, que se configura como a única feira 100% especializada neste sector realizada no nosso país, aproveitou a recente assembleia anual da associação AMC na sede da empresa Ascale em Castellón para apresentar aos membros da associação patronal do sector todas as novidades da próxima edição da feira.
Assim, o diretor do Espacio Cocina SICI, Daniel Marco, destacou a celebração simultânea da bienal do sector da cozinha juntamente com a Hábitat e a Textilhogar, bem como a estreia da iniciativa 360 by Cevisama, um novo e inovador formato de exposição centrado nas soluções do sector da cerâmica e da casa de banho para os mercados do lar, arquitetura e contract. Um evento completo com um forte poder de atração internacional para todos os sectores relacionados com o habitat.
Além disso, no evento realizado nas instalações desta empresa do Grupo Pamesa, Marco recordou o perfil do visitante, composto por arquitectos e designers de interiores (38%), retalhistas (26%), sector de contratos (24%) e grupos de compras (12%), com 14% de visitantes estrangeiros. Anunciou também que haverá mais de 3.000 compradores convidados de todo o mundo, o que representará um investimento de 1,1 milhões de euros.
Novos projectos e formatos de exposição
Por outro lado, durante a apresentação do Espacio Cocina SICI, foi também anunciada outra das grandes novidades do evento: os seus novos formatos de participação. Em 2026, o Espacio Cocina SICI reforçará o seu posicionamento como o principal ponto de encontro profissional do sector da cozinha com uma grande variedade de fórmulas de participação concebidas para acolher desde os grandes fabricantes até às marcas complementares que procuram visibilidade no sector sem uma grande implantação expositiva.
A oferta começará com a tradicional opção Free Floor, que permite a cada expositor desenhar e construir o seu próprio stand com total liberdade criativa, mantendo assim a sua identidade visual e a montagem que melhor se adapte ao seu catálogo. Para os que procuram uma solução mais prática sem renunciar à sua própria presença, a feira propõe o Stand Pré-decorado, um formato modular com paredes, plataforma ou alcatifa e estrutura de iluminação que cada marca pode personalizar ainda mais.
Kitchen Lab regressa com força
Nesta área, uma das principais atracções será a aposta renovada no conceito Kitchen Lab, uma zona de elevado apelo visual e narrativo que em 2026 deverá ser conceptualizada pelo designer Francesc Rifé, e que se estrutura em duas modalidades:
Por um lado, o Exhibition Kitchen Lab, composto por ambientes de cozinha de 40, 65 ou 90 metros quadrados destinados a fabricantes nacionais de mobiliário de cozinha, fabricantes internacionais associados à AMC, e marcas de electrodomésticos, bancadas ou acessórios que participam em conjunto com um designer de interiores para apresentar uma proposta de cozinha completa.
Por outro lado, o Kitchen Lab Experience, onde se localizarão dois stands funcionais de 90 metros quadrados para acolher os showcookings oficiais do evento, convertendo esta zona num dos pólos de atividade e geração de conteúdos mais dinâmicos da feira.
patrocínios, incentivos à colaboração e à participação
Estas opções são complementadas por diferentes fórmulas de patrocínio associadas a espaços estratégicos do Kitchen Lab Experience – como a área de showcooking, a área de actividades e palestras, a zona de inovação de fornecedores, o espaço de projectos e jovens designers ou as áreas de restauração e relaxamento – que permitem às marcas associar a sua imagem a conteúdos de grande impacto.
Está também previsto um modelo de colaboração multi-site para as empresas de produtos complementares, como electrodomésticos, bancadas, mobiliário auxiliar ou torneiras, reservado àquelas que não dispõem de espaço próprio ou presença através de patrocínios e que procuram uma visibilidade integrada em vários ambientes ao longo do percurso expositivo.
A feira mantém ainda um esquema de incentivos financeiros com o objetivo de facilitar a participação. Estes incluem descontos para inscrições antecipadas, bem como condições vantajosas para expositores que tenham participado em edições anteriores.
2026, o grande evento integral em torno do habitat
A Feira de Valência acolherá de 28 de setembro a 1 de outubro de 2026 a celebração conjunta da Feria Hábitat València, juntamente com a Textilhogar, o Espacio Cocina SICI e a nova iniciativa 360 by Cevisama. Trata-se de um grande evento integral e multissectorial centrado nos sectores relacionados com o habitat, com um forte poder de atração internacional entre perfis como a grande distribuição e os operadores do sector do contrato. Prevê-se que esta iniciativa ultrapasse os 110.000 m² de área de exposição com cerca de 1.500 empresas e marcas expositoras.
