Nova edição da +Concreta é brutalista e traz mais inovação ao mercado

Tendências da arquitetura e design de interiores dinamizam a Alfândega do Porto de 6 a 7 de novembro. Evento premium da EXPONOR robustece tema de fundo da 2.ª edição, a sustentabilidade, e utiliza estruturas de andaimes – reutilizados e reutilizáveis – na montagem dos stands dos expositores. Ciclo de conferências volta a apostar na presença de gabinetes de arquitetura premiados internacionalmente.

Nova edição da +Concreta é brutalista e traz mais inovação ao mercado

“Menos carbono, mais inovação, mais futuro” é o lema norteador da 2.ª edição da +CONCRETA – Tendências para Arquitetura e Interiores, o evento premium que a EXPONOR – Feira Internacional do Porto delineou para as empresas portuguesas com produtos de excelência para os profissionais da 5.ª arte e do design de interiores.

A 2.ª edição do certame dinamizará o edifício da Alfândega do Porto de 6 a 7 de novembro, naquela que será uma das feiras business-to-business mais ecologicamente sustentáveis do País, por obra e graça dos stands que servirão de montra aos expositores, os quais serão estruturalmente montados com segmentos de andaimes, reutilizados e reutilizáveis. Um pilar brutalista – e minimalista – da exposição que vai ao encontro da preocupação ambiental que lhe serve de tema.

“Queremos que a +Concreta contribua para a crescente consciencialização sobre a necessidade de adotar práticas mais sustentáveis, dando a conhecer as estratégias e os produtos que marcas e fabricantes portugueses estão a adotar em prol de uma nova arquitetura. Assente na diminuição da exploração dos recursos naturais, no fabrico de produtos mais duráveis e na utilização de desperdícios no desenvolvimento de novos materiais”, frisa o diretor-geral da EXPONOR, Diogo Barbosa.

A exemplo da edição de estreia, a mostra acolherá uma seleção restrita de fabricantes nacionais que trabalham nas áreas dos revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho.

“O modelo de participação, diferenciador e disruptivo, é chave-na-mão, permitindo às empresas focarem-se somente naquilo que é mais essencial, ou seja, na exibição das novidades, produtos ou serviços. Isto porque os projetos de stands são todos uniformizados, cabendo à EXPONOR a sua construção e montagem”, explica Diogo Barbosa.

Em 2023, a +CONCRETA recebeu a visita de mais de 3.200 visitantes profissionais (dos quais 44% eram arquitetos e designers, 22% empresários, gestores e profissionais da construção, 14% engenheiros, 6% projetistas/técnicos, 6% consultores/traders, 2% instaladores e 6% profissionais variados), 220 dos quais provenientes de Angola, Arábia Saudita, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Hungria, Polónia, Reino Unido, República Checa, Ucrânia e Venezuela.

Para a edição em marcha, a Feira Internacional do Porto quer robustecer o índice de visitação, inclusive internacional.

A +Concreta é, no entanto, mais do que um certame de arquitetura e design, dado que aposta igualmente numa forte vertente de reflexão e debate setorial, que ganha forma no ciclo de conferências dinamizadas pela Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte (OASRN).

Há dois anos, duas das estrelas do formato foram o sueco Ateljé Ö e o congénere francês Ordinaire. Para o programa deste ano, a organização voltará a apostar em participações internacionais de gabarito, com a presença de gabinetes de arquitetura premiados internacionalmente, e, também, sessões técnicas com uma seleção de reputados arquitetos portugueses.