Maia abre candidaturas para Prémio Municipal de Arquitetura até 31 outubro

Podem candidatar-se ao Prémio Municipal João Álvaro Rocha edificações e espaços públicos construídos no Município da Maia entre 31 de outubro de 2014 e 31 de outubro de 2021.

Maia abre candidaturas para Prémio Municipal de Arquitetura até 31 outubro

O Município da Maia anunciou a abertura das candidaturas para a segunda edição do prémio. Arquitetos, proprietários e construtores têm a oportunidade de submeter suas propostas digitalmente através do portal pma.joaoalvarorocha.pt, que disponibiliza todas as informações necessárias para o processo de inscrição.

O júri é presidido pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e inclui os arquitetos Gonçalo Byrne, representando a APJAR – Associação Pró-Arquitetura João Álvaro Rocha, Carla Garrido, pela Ordem dos Arquitetos Secção Regional Norte, além de Teresa Calix e Ana Resende, pela autarquia da Maia.

Este prémio destaca-se por seu enfoque inovador, valorizando não apenas a qualidade arquitetónica e urbanística, mas também a função social, cultural e a integração urbana das obras. As candidaturas devem ser para obras concluídas há pelo menos três anos e no máximo há dez.

O Prémio Municipal João Álvaro Rocha, com periodicidade bienal e promovido pela Câmara Municipal da Maia, é organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitetura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte. A premiação, que é de natureza não pecuniária, inclui a publicação de um livro, a produção de um vídeo, a realização de uma conferência e uma visita guiada, e pode contemplar até quatro Menções Honrosas.

A primeira edição do prémio, realizada em 2022, laureou o Estádio ISMAI, projetado pelos arquitetos José Carlos Loureiro, Luís Pinheiro Loureiro e José Manuel Loureiro, e atribuiu uma Menção Honrosa à Unidade Industrial SISMA da arquiteta Sandra Maria Machado Ferreira Garcia.

A APJAR promove a participação na arquitetura, tanto a nível local como internacional, a partir da obra de João Álvaro Rocha.