Intergift: seleção cuidadosa de produtos artesanais nacionais e internacionais

Mestres artesãos de Múrcia, marcas de referência em cerâmica contemporânea e propostas internacionais como Artesanías de Colombia farão parte da edição de setembro.

Intergift: seleção cuidadosa de produtos artesanais nacionais e internacionais

De 10 a 13 de setembro, a Intergift irá surpreender com uma importante seleção de propostas artesanais que se destacam pela sua qualidade e inovação. Desde projetos de longa tradição até marcas contemporâneas que reivindicam a singularidade do trabalho feito à mão, o Salão Internacional de Presentes e Decoração, realizado na IFEMA MADRID, apresentará uma oferta valiosa para os profissionais que buscam originalidade e diferenciação.
Nesse sentido, uma das principais novidades será a participação agrupada organizada pela Câmara de Comércio de Lorca, que reúne artesãos de Múrcia com trajetórias consolidadas e projetos únicos no seu género. Entre eles, destaca-se a Alfarería Martín Lario, que apresenta peças feitas à mão que fundem o tradicional com um design ousado e colorido. Também estarão presentes as propostas da Nataly Artesanía, especializada em bijutaria e acessórios elaborados com técnicas como o repujado em pele, a modelagem em barro e a montagem com minerais ou penas de aves.
No âmbito têxtil, marcas como Artellano 1994 e Recicla y Decora mostrarão a tradição da jarapa, um tecido artesanal típico da região, com peças reversíveis e elaboradas com materiais reciclados. A estas juntam-se os projetos da Tarsya, dirigida por Francisco Montero, mestre artesão honorário e o único taraceador em atividade na região de Múrcia, que apresentará produtos exclusivos, como as suas conhecidas bolsas de madeira.

Cerâmica artística e compromisso social
A cerâmica será outro dos pilares do artesanato presente na Intergift. Da Galiza, a Regal Cerámica apresentará as suas peças de grés e porcelana decorativa, com um enfoque artístico, que ligam tradição e vanguarda. Da Catalunha, a Foc-Art mostrará o seu universo de figuras feitas e pintadas à mão, com uma estética expressiva e colorida. Por sua vez, a Eolo Cerámica contribuirá com peças únicas com grande valor emocional e desenvolvidas com técnicas tradicionais.

A esta representação junta-se também a participação da Fundação A LA PAR, que apresentará os seus artigos artesanais de decoração e complementos para o lar. Todas as peças que serão exibidas na feira são elaboradas por pessoas com deficiência intelectual, numa aposta por um modelo de inclusão real que une design, ofício e compromisso social.