Inauguração da Bienal de Arte e Design Funchal 2025

Teve lugar no dia 25 de março a primeira Bienal de Arte e Design do Funchal 2025, com o tema ‘Ecologia das Coisas’, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal.

Inauguração da Bienal de Arte e Design Funchal 2025

A inauguração deu assim início a uma programação intensa e diversificada com a exposição ‘Eco Desígnios: Desenhar o Pós-Antropoceno’, que conta com cerca de 200 artefactos.

Com um investimento de 450 mil euros, a Bienal, que mostra mais de 600 obras, decorrerá por mais de três meses, de 25 de março a 29 de junho, transformando o Funchal num palco dinâmico que se destaca pela diversidade cultural e pela sustentabilidade, uma das principais bandeiras do atual executivo municipal, destacou Cristina Pedra, Presidente da CMF, sublinhando que “a Bienal é mais uma das promessas cumpridas”.

A autarca recordou que o evento foi pensado desde o início do mandato como uma forma de impulsionar a cultura no Funchal, reforçando o seu papel como “motor de desenvolvimento social, económico e humano”.

Com a presença da Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, a Bienal prossegue com a abertura de mais uma exposição ‘Comunicar Hoje’, que reúne 180 artefactos, no Centro Cultural da Quinta Magnólia, dando continuidade a um programa que percorrerá todas as freguesias do concelho, com o objetivo de envolver toda a cidade, os seus habitantes e visitantes.

Cristina Pedra agradeceu a todos os envolvidos na realização da Bienal, que, com seu empenho, contribuíram para a concretização do evento, destacando o contributo do coordenador Francisco Faria Paulino, da curadora Susana Gonzaga e da designer madeirense Nini Andrade. A presidente da autarquia do Funchal reiterou o compromisso do atual executivo municipal com a cultura, destacando que, em 2025, foram alocados 3,5 milhões de euros do Orçamento Municipal para este setor. garantiu ainda que a aposta no setor continuará a ser uma prioridade.

Pode consultar o programa em: https://bienalartedesign.funchal.pt/exposicoes/