Homeing: 70% dos visitantes são arquitetos, designers e decoradores

Profissionais registados até ao momento para o evento de Interior Design, Hotel and Home Living representam quase 20 mercados internacionais. O acontecimento que a Exponor leva até Lisboa celebra uma década, destaca o conceito de Quiet Luxury e tem a arquiteta Joana Marcelino como curadora.

Homeing: 70% dos visitantes são arquitetos, designers e decoradores

Dos quase dois mil visitantes profissionais que estão já a planear uma incursão pela nova edição da Homeing – Interior Design, Hotel and Home Living, e que se registaram junto da organização, cerca de 70% são arquitetos, designers ou decoradores. Entre eles encontrar-se-ão congéneres provenientes de 17 países, que já anteciparam à EXPONOR – Feira Internacional do Porto intenção de assistir ao evento em busca de novidades e negócios, de 25 a 27 de setembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

A avaliar pelos profissionais que já manifestaram interesse em assistir, a Homeing receberá, assim, visitantes oriundos da Irlanda, Espanha, Brasil, Alemanha, Andorra, Moçambique, Cabo Verde, Argélia, Holanda, Polónia, África do Sul, Costa do Marfim, India, Israel, Marrocos, Nigéria e Peru, que daqui a um mês procurarão as tendências do momento na indústria que serve o design de interiores português, isto numa exposição que celebra a 10.ª edição e eleva a tema o “Quiet Luxury”.

Em destaque estarão, pois, as propostas que se alinham pela elegância discreta, minimalista e intemporal, num conceito que valorizará a beleza do essencial em áreas como os revestimentos, mobiliário, iluminação, tecidos e acessórios para interiores, que espelham o saber-fazer português, unindo qualidade e singularidade. Naquele que é o ponto de encontro de referência não só para designers de interiores, arquitetos, decoradores, mas também para responsáveis por projetos hoteleiros e residenciais. O evento, de resto, exibe uma seleção criteriosa de marcas e produtos.

Única no seu formato, a Homeing é um polo catalisador de inspiração, criatividade e networking, que aposta na curadoria, na elegância e na proximidade entre marcas e profissionais. A edição em preparação vai destacar peças e conceitos que contam histórias e permanecem relevantes ao longo do tempo, para confluir com um estilo de vida onde cada detalhe reflete autenticidade e sofisticação.

De acordo com a arquiteta Joana Marcelino, curadora dos espaços de check-in e lounge da Homeing 2025, será incutida uma “atenção minuciosa aos detalhes”.

“Procurámos criar um cenário que harmoniza conforto e sofisticação, com materiais nobres como madeira, pedra e tecidos naturais, sempre numa paleta de tons neutros e acolhedores. A iluminação foi pensada para envolver o visitante numa atmosfera suave e serena, potenciando a sensação de calma e exclusividade. Da entrada, concebida como um pátio interior de hotel, ao lounge central, integrado entre os stands, cada espaço convida à contemplação e ao diálogo”, concretiza a profissional.

“Queremos que quem nos visita sinta um luxo que não se impõe, mas que se descobre nas texturas, nas formas e nas proporções — um ambiente que respira tranquilidade e requinte”, vertido em ambientes que “acolhem, inspiram e convidam a permanecer”, precisa ainda Joana Marcelino.

Além da faceta expositiva, a Homeing – Interior Design, Hotel and Home Living compreende igualmente um ciclo de conferências, onde profissionais e especialistas partilham conhecimento e muito saber-fazer (técnicas, tendências e novidades) com os expositores e visitantes do acontecimento.