Grupo Casais inicia o ano com nova imagem e posicionamento
O Grupo Casais tem mostrado o seu investimento na liderança da transição sustentável no setor, assim como na internacionalização. Com um vasto portefólio e presente em 17 países, a construtora portuguesa tem apresentado foco na sustentabilidade, na inovação, no desenvolvimento e transição tecnológica no setor da construção. Foi neste sentido que iniciou uma atualização de imagem que reflete o seu posicionamento, alinhada com os valores da empresa e ajustada à evolução que tem acontecido.
O posicionamento: “Well Built for Well Living”, desenvolvido pela McCann, está relacionado com o desempenho, inovação e sustentabilidade ao englobar as várias áreas de negócio e o seu benefício para os consumidores finais. O objetivo foi ligar o conceito de “built” a toda a parte da criação e o conceito de “viver” aos espaços, interiores e exteriores, utilizados pelas pessoas, que valorizam a marca, mas também têm um papel central na vida dos consumidores, posicionando-se agora como um agente social.
“O Grupo Casais tem desenvolvido muito trabalho e foco na inovação, com o especial intuito de contribuir para um setor cada vez mais sustentável, uma vez que acreditamos que a inovação é o caminho para a sustentabilidade. Por isso, faz total sentido esta mudança em termos de imagem que reflete melhor o seu posicionamento, passando a nossa mensagem a estar alinhada com os nossos objetivos de sustentabilidade e liderança. Estamos completamente focados numa evolução positiva do desempenho e numa visão de futuro, que inclui a globalização e a colaboração, utilizando os muitos anos de experiência com que contamos para fazer mais do que ficar na zona de conforto e procurar inovar de forma crescente, com o objetivo de liderar uma transição sustentável no setor”, afirma António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
O objetivo apontado para este posicionamento é o de transmitir uma mensagem centrada numa visão a longo prazo, na empresa e no ser humano, de forma a que expresse a intenção de inovar em prol da sustentabilidade. Assentará num conjunto de mensagens-chave dirigidas a cada target, baseadas em vários valores: humanismo e cooperação; inovação e confiança; conhecimento e sustentabilidade.
Esta mudança de posicionamento será dividida em três fases, começando pela solidificação do conceito, consolidação da nova identidade visual e verbal e um foco na dinamização desta narrativa.
O Grupo, que tem desenvolvido vários projetos que recorrem ao sistema híbrido de construção em Portugal (madeira e betão), como o The First, em Guimarães, inserido no Minho Innovation Technology Hub, mas também além-fronteiras, como é o caso do Hotel B&B Tres Cantos, em Madrid. A empresa apostou na Blufab, Blumep e tornou-se parceira da CREE Buildings há mais de três anos e, em fevereiro de 2023, anunciou a sua entrada na estrutura acionista.
A industrialização e as soluções off-site são pontos centrais na atuação do Grupo Casais atualmente, como ferramentas que têm o intuito de aumentar a eficiência e acelerar a produção de forma integrada, para desenvolver o design, durabilidade, desempenho da construção. O Grupo tem apostado na inovação e em software, como é o caso da tecnologia BIM, para a simulação de cenários de durabilidade e comparação de custos. Um dos objetivos da construtora é desenvolver um foco incisivo nos principais indicadores de desempenho dos edifícios, assim como o seu custo ao longo do ciclo de vida, apostando na tecnologia como forma de pensar a sustentabilidade no setor e acelerar a transição verde na construção.