Fileira Casa portuguesa na Paris Design Week 2024
A fileira Casa portuguesa volta a estar representada na Paris Design Week, que tem lugar na capital francesa de 5 a 14 de setembro, com a exposição MADE IN PORTUGAL naturally.
Organizada pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, esta presença é assegurada pela participação de perto de60 empresas dos vários setores da fileira numa exposição de dezenas de produtos que promovem o talento, o design e a inovação, em perfeita conjugação com a tradição e o saber-fazer portugueses.
A curadoria da exposição é da responsabilidade da Designer de Interiores Margarida Moura Simão, que tem desenvolvido a sua atividade profissional entre Portugal e França, onde trabalha desde 2007.
Pela sua localização privilegiada no circuito da Paris Design Week (PDW) e espaço interior (350m2), a AICEP volta a apostar na Galerie Joseph, que se encontra no centro de um dos percursos culturais e exclusivos do Marais. Neste espaço, que estará aberto ao público durante os 10 dias do evento, o visitante poderá surpreender-se e apreciar diversas peças e conceitos, viajando por um ambiente onde estará em evidência uma oferta portuguesa suportada no talento, na arte do saber fazer, no design e na inovação, destacando a notoriedade de Portugal como um fornecedor de excelência.
Esta é a segunda vez que a AICEP realiza esta ação de promoção setorial em Paris. Em 2022, a exposição Metamorfose atraiu cerca de dois mil visitantes, dos quais 70 por cento profissionais (designers, arquitetos, decoradores e compradores), 15 por cento meios de comunicação social generalistas e especializados e 15 por cento grande público. Cerca de 70 por cento dos visitantes foram franceses e os restantes 30 por cento estrangeiros.
A fileira Casa portuguesa é reconhecida pela tradição na arte de saber-fazer, qualidade e customização. Integra os setores do Mobiliário, Iluminação, Têxteis-lar e Utilidades domésticas (cerâmica, cutelaria, loiça metálica, vidros e cristais) e é valorizada pela sua capacidade de inovar, de criar tendências e, acima de tudo, pela confiança que o seu património inspira no mercado internacional. Destacam-se igualmente a elevada eficiência operativa e a capacidade de produzir rapidamente pequenas séries como vantagens competitivas da fileira.
O mercado francês é o principal destino das exportações portuguesas da fileira Casa. Em 2023, a França foi responsável por 26,8 por cento das exportações da fileira Casa, seguida de Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha e Reino Unido. A fileira conta com cerca de 7.200 empresas e emprega perto de 65 mil colaboradores. O volume de negócios da fileira foi de 4.423 milhões de euros em 2023, tendo a exportação ascendido a 2.859 milhões de euros. O mobiliário representa mais de 50 por cento do total exportado, seguido dos têxteis-lar, as utilidades domésticas e as cerâmicas decorativa e utilitária.
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