Exportações Portuguesas de Madeira e Mobiliário em destaque no Reino Unido
De 19 a 22 de janeiro, cinco marcas de mobiliário nacional estarão em território britânico para participar na January Furniture Show 2025, destacando a qualidade, a inovação e a competitividade de Portugal.
A Indústria de Madeira e Mobiliário em Portugal tem sabido resistir e adaptar-se aos desafios impostos pelo Brexit, mantendo um crescimento consistente no mercado britânico. Em 2023, as exportações para o Reino Unido registaram um aumento de 18%, em comparação com 2020, demonstrando a capacidade de reinvenção e resiliência do setor. Reconhecendo a importância estratégica deste destino, a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal tem apostado em ações de promoção internacional neste mercado, levando um conjunto de empresas portuguesas de design de interiores e mobiliário a participarem em diversas iniciativas de promoção.
Exemplo disso, é a próxima feira a “January Furniture Show 2025” que decorre já na próxima semana, em Birmingham, de 19 a 22 de janeiro. A. Freitas Barbosa, Muranti, Ronfe, Temahome e X8 Solutions Group são as empresas nacionais que estarão em território britânico para demonstrar a qualidade do design nacional e a força competitiva desta indústria. A January Furniture Show, que acontece há mais de 34 anos, é considerada a “home” no Reino Unido para o design de interiores premium e irá decorrer no National Exhibition Centre (NEC), em Birmingham. A representação portuguesa estará localizada nos Hall 2 Stands 2-F20 e F26 e Hall 1 Stands 1-F70 e F80.
BREXIT REPRESENTA UM DESAFIO, MAS TAMBÉM UMA OPORTUNIDADE PARA O SETOR DA MADEIRA E MOBILIÁRIO DE PORTUGAL
O cenário pós-Brexit trouxe novos constrangimentos ao setor, desde questões logísticas a barreiras tarifárias e burocráticas, mas também abriu portas para explorar abordagens mais inovadoras e relações comerciais mais próximas.
“O Reino Unido continua a ser um mercado estratégico para o setor de madeira e mobiliário, não só pelo volume de negócios que representa, mas porque desafia as nossas empresas a serem ainda mais competitivas e criativas. A nossa presença na January Furniture Show 2025 é uma oportunidade para reafirmarmos a força do design português e conquistarmos novas posições de destaque”, afirma Vítor Poças, Presidente da AIMMP.
Além de promover o design e a inovação, a participação portuguesa na feira alinha-se com os esforços do setor para diversificar mercados e aumentar a internacionalização. A AIMMP desempenha um papel crucial neste processo, proporcionando às empresas o suporte necessário para superar barreiras e alcançar novos patamares de notoriedade.
Nos últimos 10 anos, a indústria de madeira e mobiliário duplicou as suas exportações, representando hoje mais de 3 mil milhões de euros por ano e contribuindo com mais de 4% para o PIB nacional. Esta trajetória de crescimento é o reflexo da aposta na inovação, tecnologia, sustentabilidade e na capacidade de adaptação dos empresários portugueses a contextos desafiantes.
A January Furniture Show não é apenas uma feira, é uma plataforma para abrir portas a novas oportunidades de negócio e reforçar a posição de Portugal como líder no setor.
PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – INTER WOOD & FURNITURE DA AIMMP
No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2025, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP.
Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 195 ações, em cerca de mais de 30 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações.
A operação «INTER WOOD&FURNITURE 2024-2025 – INTERNACIONALIZAÇÃO SUSTENTADA DAS EMPRESAS DA FILEIRA DA MADEIRA E MOBILIÁRIO» é apoiada pelo «Programa Operacional COMPETE 2030», pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
Na JANUARY FURNITURE SHOW 2025 vão participar as empresas A. Freitas & Barbosa, Lda, MURANTI, Ronfe, X8 Solutions Group e Tema Home