Espaço para mais: experimentar a diversidade das marcas na Heimtextil 2026
Os designers de interiores são planeadores, artesãos, consultores e designers ao mesmo tempo. Muitos deles trabalham sozinhos ou em pequenas equipas – sob grande pressão de tempo, com um objetivo claro: conceber espaços harmoniosos até ao último pormenor. Isto torna ainda mais importante a existência de ofertas que forneçam orientação, abram novas perspectivas e apoiem o desenvolvimento de soluções holísticas.

A Heimtextil 2026, que se realiza de 13 a 16 de janeiro em Frankfurt, oferece exatamente isso: um conceito de pavilhão recém-estruturado que permite comparações específicas, poupa tempo e fornece uma inspiração valiosa para a prática de consultoria. Nos salões 3.0, 3.1 e 4.1, os designers de interiores encontrarão todos os componentes de que necessitam para soluções de espaços bem pensadas – claramente estruturadas, com encenações de elevada qualidade e orientadas para a prática.
Conceber espaços significa pensar em contextos holísticos – e é precisamente nisto que se baseia a nova estrutura de pavilhões da Heimtextil. Os produtos são apresentados de acordo com a sua utilização na divisão: desde papel de parede e decorações de janelas a tecidos decorativos e para estofos e revestimentos para pavimentos. Isto permite aos designers de interiores encontrar mais rapidamente as combinações adequadas e experimentar os materiais num contexto holístico. A visita à feira torna-se uma verdadeira ferramenta para o trabalho quotidiano.
DecoTeam impulsiona o sector do design de interiores
Um ponto de encontro central para o sector é a DecoTeam no pavilhão 3.0: Sob o lema “Happy up your Home”, fornecedores líderes como Alfred Apelt, Erfal, Höpke Möbelstoffe, Infloor-Girloon, Karl F. Buchheister, MHZ Hachtel e Paulig Teppichweberei apresentarão soluções coordenadas para um design de interiores holístico. Na quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, o foco estará tradicionalmente no comércio de design de interiores. Neste dia, a DecoTeam convida os visitantes para um programa variado, inspirado na prática e no design. O evento arrancará com uma conferência sobre “Design to be happy – InternationalInterior Trends” por Corinna Kretschmar-Joehnk, seguida de um pequeno workshop sobre IA com Axel Ligowski. Ele mostrará como os designers de interiores podem implementar as suas ideias criativas utilizando ferramentas digitais.
O Design Lounge adjacente, dinamizado pela DecoTeam, apresenta uma gama impressionante de marcas: A Brink & Campmann, com as marcas de topo Harlequin, Morris & Co, Ted Baker e Wedgwood Home, bem como a Designers Guild, com as marcas exclusivas Christian Lacroix e Ralph Lauren, apresentam aqui as suas últimas colecções. A gama diversificada é complementada por expositores de renome, como a Haro Carpets, a Kadeco Sun Protection Systems, a Kobe Fabrics, a Otto Golze e a Somfy. A Stoeckel & Grimmler também está representada com as marcas de renome JOOP! Living, Schöner Wohnen e Esprit home, o fabricante de papel de parede Hembus, Theo Keller / Theko – com as marcas Sansibar Sylt, Tom Tailor e Natur Pur – Tisca, e Unland com Pierre Cardin.
“Qualquer pessoa que projecte espaços têxteis no seu trabalho quotidiano precisa de uma orientação rápida em vez de uma pesquisa demorada. O impressionante número de expositores e marcas na Heimtextil 2026 oferece aos designers de interiores um acesso rápido a materiais adequados, ideias de design e parceiros fiáveis. Tudo num só lugar, cuidadosamente estruturado e adaptado à sua forma de trabalhar”, explica Bettina Bär, Diretora da Heimtextil. “Estou particularmente satisfeita pelo facto de a DecoTeam e o Design Lounge apresentarem uma variedade tão grande de marcas e expositores. Esta mistura de inspiração, qualidade e experiência em design é única – e qualquer pessoa que visite a Heimtextil deve definitivamente passar por lá.”
A maior variedade de tecidos decorativos e para estofos
Nos pavilhões 3.1 e 4.1, a qualidade é o fio condutor de toda a gama: os principais fabricantes e tecelagens apresentam a maior seleção do mundo de tecidos para mobiliário, decoração e estofos, bem como de couro genuíno e imitação de couro. Os expositores incluem marcas internacionais como Dickson Constant com Sunbrella (França), Edmund Bell (Grã-Bretanha), Manuel Revert e Nova Tapiceria (Espanha), Vanelli Tekstil (Turquia) e Vescom Velvets (Países Baixos). A gama Fibres & Yarns combina os domínios da produção de fibras, da tecelagem e do design. Angles Textil (Espanha), Filtrading (Itália), Hoftex Färberei (Alemanha), Ilcat (Itália), Indorama Ventures Fibers (Alemanha), Korteks Mensucat (Turquia), Tintoria Sala e Torcitura Lei Tsu (Itália) apresentam materiais inovadores e para a cadeia de valor têxtil.
