Design português conquista Riade na Index Saudi Arabia 2025
Comitiva nacional de 13 empresas destaca-se no principal palco de interiores da Arábia Saudita, reforçando o “Made in Portugal” como referência em inovação, sofisticação e sustentabilidade.
De 9 a 11 de setembro, o design, o mobiliário e o interior design com assinatura portuguesa voltaram a brilhar no Médio Oriente. Portugal marcou presença na INDEX Saudi Arabia 2025, em Riade, com uma comitiva de 13 empresas, que reforçaram a notoriedade e a competitividade da fileira nacional da madeira e mobiliário num dos mercados mais dinâmicos e exigentes da atualidade.
A Arábia Saudita tem vindo a consolidar-se como destino estratégico para o mobiliário português. Só em 2024, as exportações nacionais ascenderam a 19,8 milhões de euros, um crescimento de 62,2% face a 2023, colocando este mercado como o principal destino no Golfo e o 16.º a nível global. Números que refletem a crescente procura pelas soluções diferenciadoras, funcionais e de elevado valor estético do “Made in Portugal”.
A delegação nacional, organizada pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, integrou as marcas e empresas A.LEAL, APACHECO, COLUNEX, IBTW PORTUGAL, LUMBER, MS – Designed to Last, MURANTI, PORTILAME, QUINZE E MEIO, TEMAHOME, VIKY & PIPPA, X8 Solutions Group e ZIYA Concept. Localizada no Hall 2 – Stands 2D101 e 2D111, a representação portuguesa atraiu a atenção de promotores imobiliários, arquitetos, designers de interiores, representantes hoteleiros e importadores, reforçando o posicionamento de Portugal como parceiro de excelência para grandes projetos no Médio Oriente.
Para Vítor Poças, Presidente da AIMMP “A INDEX Saudi Arabia confirmou-se como uma montra estratégica para consolidar o reconhecimento do design português neste mercado em expansão. As nossas empresas souberam demonstrar a combinação única de tradição, inovação e qualidade industrial que distingue Portugal, projetando ainda mais a imagem do país como player global.”
DIPLOMACIA ECONÓMICA E MOMENTOS DE DEBATE INTERNACIONAL
A participação portuguesa foi ainda enriquecida por um conjunto de iniciativas de alto prestígio que reforçaram a presença nacional para além do espaço expositivo.
• Visita institucional: no dia 9 de setembro, durante a abertura da feira The Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia, a representação portuguesa recebeu a visita de Sua Excelência o Senhor Embaixador de Portugal na Arábia Saudita, Dr. Nuno Vaultier Mathias, acompanhado pela comitiva da AICEP – Portugal Global, que se reuniu com as empresas nacionais, sublinhando o apoio institucional à internacionalização do setor.
• B2B Meeting “From Roots to Results – Excellence in the Portuguese Wood and Furniture Industry”: realizado no dia 7 de setembro, na Embaixada de Portugal em Riade, em colaboração com a AICEP e a AIMMP, reuniu empresas portuguesas, convidados institucionais e agentes locais para debater inovação, sustentabilidade e futuro da fileira.
• WOOD (design) TALK “Portuguese Wood Talent – Design Dialogue at INDEX Saudi”: no dia 9 de setembro, o auditório do stand português (2D111) acolheu um debate sobre inovação, identidade e sustentabilidade no design, com a participação de Filipe Nogueira (Viky & Pippa), Rita Pacheco (APacheco), Teresa Poças (TemaHome) e Tiago Sousa (NAUU Design), moderado por Carla Borges.
• DESIGN TALKS “From Heritage to High-End – Scaling Saudi & Global Furniture Design Businesses”: no dia 11 de setembro, no Hall 4 da feira, Rita Pacheco (APacheco) e Teresa Poças (TemaHome) participaram num painel internacional que explorou os caminhos da tradição, da inovação e da escalabilidade no setor do mobiliário, ao lado de outros líderes sauditas e internacionais.
A presença portuguesa na INDEX Saudi Arabia 2025 reafirmou a força do design, da criatividade e da capacidade de inovação da indústria nacional. Num contexto de profunda transformação urbanística e turística da Arábia Saudita, impulsionada pela Visão 2030, Portugal mostrou estar preparado para responder às exigências deste mercado com soluções sofisticadas, sustentáveis e de elevado valor acrescentado.
PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – INTER WOOD & FURNITURE DA AIMMP
No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2025, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP.
Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 195 ações, em mais de 30 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações.
A operação «INTER WOOD&FURNITURE 2024-2025 – INTERNACIONALIZAÇÃO SUSTENTADA DAS EMPRESAS DA FILEIRA DA MADEIRA E MOBILIÁRIO» é apoiada pelo «Programa Operacional COMPETE 2030», pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.