Conforama – 30 Anos
30 anos de experiência consolidam a Conforama como uma das principais empresas de retalho em Portugal
A empresa, com 56 lojas na península ibérica e com mais de 11 milhões de visitantes ao ano, consolida a sua posição de referência nas categorias de sofás, colchões e móveis, e numa clara aposta em cozinhas
A Conforama, empresa líder em equipamento e decoração da casa, está já presente em Portugal há mais de três décadas, com a abertura da sua primeira loja em Cascais. Durante todos estes anos manteve sempre como objetivo poder oferecer aos seus clientes uma grande variedade de produtos para o lar, adaptados a cada uma das suas necessidades, oferecendo as tendências do momento e posicionando-se como uma empresa de referência na democratização dos estilos, com produtos para todos os orçamentos e todos os estilos.
Com o foco de ação sempre colocado nos seus clientes e na sua satisfação, a Conforama posiciona-se como a referência numa série de categorias estratégicas, entre elas sofás, colchões, mobiliário, cozinhas, eletrodomésticos e decoração, entre outras. Isto graças ao valor diferencial que a empresa proporciona: trabalhar dia após dia para facilitar aos seus clientes a compra de tudo o que está relacionado com o equipamento das suas casas.
“Estamos muito orgulhosos do caminho que percorremos juntos durante estes 30 anos, graças à confiança dos consumidores portugueses e à nossa aposta numa oferta versátil e adaptada a cada momento e a cada tipo de consumidor. É também graças ao profissionalismo e dedicação da nossa equipa que, com mais de 2.500 pessoas, se esforça todos os dias para fornecer soluções valiosas aos nossos clientes”, destaca David Almeida, CEO da Conforama. “Apesar dos desafios que o retalho tem vivenciado nos últimos tempos, estamos realmente satisfeitos com a nossa posição no mercado e estamos confiantes que temos planos de crescimento promissores para os próximos anos, nos quais continuaremos a combinar os nossos ambientes físicos e digitais para oferecer soluções adaptadas a cada necessidade”, acrescenta David Almeida.
Uma das principais características da Conforama, que lhe tem permitido alcançar a solidez que apresenta, tem sido a sua capacidade de adaptação, não só às necessidades dos seus consumidores e ao ambiente social em mudança, mas também ao mercado e, mais especificamente, à nova realidade do setor retalhista.
Nos últimos anos, a Conforama tem estado empenhada em reforçar uma das suas principais propostas de valor para o mercado que é o serviço de transporte e montagem, com equipas especializadas geridas diretamente nas lojas. Além disso, aumentou consideravelmente a sua presença tanto no ambiente físico como online, adaptando e desenvolvendo a abordagem phygital que determina a indústria atual. A Conforama continua, assim, a desenvolver o seu compromisso estratégico de crescimento e digitalização, colocando o cliente cada vez mais no centro da decisão, um cliente que, após a pandemia, é muito mais exigente e desafiante na sua relação com as marcas e no processo de compra.
A experiência phygital como objetivo estratégico
Ao longo destes anos, a Conforama expandiu-se por toda a Península Ibérica, atingindo uma superfície de venda total de 236.975,11m2, contando com um total de 56 lojas (12 em Portugal e 44 em Espanha) e empregando mais de 2.500 pessoas. Com uma taxa de negócio de 2 vendas por minuto, a empresa continua a crescer de forma constante.
O objetivo geral no desenvolvimento de tantos canais é poder chegar aos clientes em diferentes formatos, criando pontos de contacto com eles através de diferentes plataformas e serviços. No segmento online, a Conforama já recebe 115.000 encomendas por ano. Nas lojas da Conforama, atualmente, atendem mais de 11 milhões de clientes por ano (20 clientes por minuto), um número que a empresa está a trabalhar para continuar a crescer.
CLUB Confo, uma comunidade exclusiva para os amantes da decoração
Outro ponto decisivo foi a criação do programa de fidelização, o CLUB Confo, com o objetivo de construir uma comunidade onde os amantes da decoração possam ter o seu próprio espaço exclusivo. Um ponto de encontro único para os seguidores das últimas tendências que lhes permite abordar a Conforama de uma forma direta e especial. O CLUB Confo reúne sob este clube uma série de vantagens e facilidades que fazem a diferença e fornecem valor acrescentado ao percurso dos seus clientes, oferecendo-lhe, através de uma única plataforma, uma multiplicidade de benefícios adaptados às suas necessidades. O sucesso desta ambiciosa ação, concebida por e para os clientes da empresa, é inquestionável, pois em apenas dois meses desde o seu lançamento atraiu mais de 70.000 membros. No último mês, quase 40% das vendas tiveram origem em clientes pertencentes ao novo programa de fidelidade, com uma clara tendência ascendente; além de 30% dos membros são jovens entre os 20 e 39 anos, embora a faixa etária com mais membros se situe entre os 40 e os 50 anos.
“Na Conforama encontramo-nos num momento único, continuamos a construir o nosso compromisso estratégico de crescimento com grande entusiasmo, com um passo firme para a digitalização e sempre com os nossos esforços centrados no serviço ao cliente e compromisso com o mesmo”, explica Marta Gil, Diretora de Marketing & Ecommerce da Conforama Iberia, e acrescenta, “este aniversário é uma demonstração de que nos tornamos uma referência para muitos consumidores, que devido aos acontecimentos dos últimos anos são muito mais seletivos em relação às marcas.”
Também foram feitos grandes progressos em áreas como a política de diversidade e igualdade da empresa. Com a chegada de David Almeida a CEO, a Conforama conta com um comité de direção misto, com 50% de mulheres em cargos de gestão e uma presença de 58% de mulheres no número total de colaboradores, segundo dados de agosto de 2022.
30.º aniversário como novos estilo e descontos
Com o objetivo de reforçar ainda mais o carácter multi-estilo da marca, e como parte do seu 30º aniversário, a Conforama está a lançar uma nova coleção para esta estação outono-inverno com novas tendências para que cada um possa criar o seu próprio estilo.
Sob o mote “A sua casa”. A sua calma”, a empresa apresenta vários estilos que, graças à utilização de diferentes tons e materiais, permitem alcançar a atmosfera desejada, mantendo sempre o conforto em casa: Sweet home, onde se destacam as cores da natureza do outono e do inverno, como os verdes, cremes e cinzentos; Natural life, num estilo mais nórdico; e a tendência Winter light, que combina tons de azul com toques de laranja e dourado. Além disso, e de uma forma especial, foi incluída uma nova e mais inovadora tendência para o Natal, Pink Gold, onde o rosa é o protagonista.
“Para a Conforama, lançar esta coleção é mais um passo em frente para mostrar a nossa capacidade de definir tendências em cada estação e continuar a inspirar os nossos clientes”, diz Marta Gil.
Neste ano de celebração, em que celebra 30 anos, a Conforama lança a campanha “30 dias de descontos loucos” para celebrar um aniversário cheio de descontos.
A campanha promocional, que inclui um anúncio publicitário em que a equipa da Conforama participou e em que vários funcionários da sede e das lojas foram os protagonistas, decorre até 2 de novembro. Durante estas datas, os clientes vão beneficiar de um desconto de até 50% em sofás, colchões, mobiliário e decoração, até 19 de outubro; já de 20 a 26 de outubro, vão ter descontos até 50% em equipamento de cozinha; e de 27 a 2 de novembro, serão dias sem IVA em todos os sofás, colchões e mobiliário.