“Como se diamantes líquidos estivessem a cair do céu” – Michael Neumayr cria chuveiro para a Dornbracht
Com o Aquahalo, Michael Neumayr concebeu para a Dornbracht um chuveiro escultural que cria experiências únicas com a água, garantindo assim momentos de felicidade meditativos e revitalizantes na vida quotidiana.
Leia abaixo a entrevista dada pelo designer austríaco-dinamarquês, onde fala sobre a sua inspiração, a precisão envolvida no processo de design e a forma como a luz influencia a experiência do duche.
Sr. Neumayr, como é que chegou ao design do Aquahalo?
Na casa dos meus pais na Áustria, onde cresci, havia um lustre – um modelo ao estilo gustaviano, um estilo sueco que se inspirava na antiguidade e no classicismo francês. A minha mãe, que também era designer, teve a ideia de acrescentar uma pequena luz no interior da construção impressionante – um anel, quatro velas, uma cortina de cristal afunilada para cima. Assim, a luz brincava com os cristais e originava refrações maravilhosas. Fazia-me lembrar as bolhas na água com gás. Criei uma interpretação contemporânea e minimalista deste lustre para o Aquahalo. O duche em si devia ter um design absolutamente minimalista – apenas a água, o ponto alto do design, devia completar o design do lustre.
Que papel desempenha a qualidade da água?
A qualidade da água e a forma como é apresentada são fatores decisivos para um duche sensorial. Observámos ao pormenor a interação da água com a pele e o corpo e determinámos o seu efeito: Que tipo de jato é que nos relaxa? O que é que revitaliza? O tamanho das gotas de água e a intensidade desempenham aqui um papel fundamental. Fizemos uma curadoria de literalmente cada pequena gota, cada ângulo em que a água cai do anel.
Em que medida é que as experiências aquáticas que o Aquahalo oferece são diferentes?
O Aquahalo tem três tipos de jato que criam experiências de bem-estar muito diferentes. Aqua Circle Rain é um suave anel de água. A particularidade deste produto é que, se quiser, a cabeça pode ficar seca durante o duche.
Tempest Rain, por outro lado, simula a chuva tropical: a água é lançada para cima até atingir o seu pico e a gravidade puxa-a de novo para baixo. À medida que as gotas caem, cruzam-se umas com as outras. A velocidade a que as gotas atingem a pele não é gerada pela habitual pressão da água, mas sim pela gravidade. As gotas têm um efeito particularmente suave no nosso corpo – tal como a chuva natural.
Diamond Rain cai de um ponto de luz e água no teto. Aqui, água e luz estão em contacto direto uma com a outra, combinadas num jato denso e cintilante. Como as gotas são significativamente maiores do que em Aqua Circle e Tempest Rain, parece mesmo que estão a cair diamantes líquidos do céu.
Qual o efeito do Aquahalo?
O Aquahalo estimula a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral, uma vez que os jatos de água exercem diferentes níveis de pressão sobre a pele. O duche sensorial cria momentos de absoluta felicidade: relaxamento, regeneração e bem-estar. Isso foi sempre a principal prioridade durante o desenvolvimento.