Carmo Wood segue exemplo sueco e quer impulsionar a construção de pontes de madeira em Portugal e Espanha

A Carmo Wood, pioneira e líder em construção de pontes de madeira em Portugal e corresponsável pela projeção da emblemática ponte das Jornadas Mundiais da Juventude e responsável pela construção da Ponte da Calçada de Carriche, dá um passo significativo rumo à inovação e excelência com sua mais recente parceria estratégica com o reputado especialista em engenharia de pontes, Professor Roberto Crocetti.
Carmo Wood segue exemplo sueco e quer impulsionar a construção de pontes de madeira em Portugal e Espanha
“Queremos seguir o exemplo de outros países do norte da Europa e viabilizar, em Portugal como em Espanha, a construção de pontes em madeira ou mistas acima dos 50 metros de largura e centenas de metros de comprimento, tanto para acesso pedonal como para acesso rodoviário”, afirma João Figueiredo, administrador da Carmo Wood, evidenciando a determinação em avançar na complexidade e qualidade das pontes em madeira. “Esta parceria estratégica representa um compromisso claro da Carmo Wood em elevar o padrão de excelência no setor, colocando Portugal e Espanha como líderes europeus neste campo”, acrescenta.
Fruto desta parceria, a Carmo Wood anuncia uma formação exclusiva liderada pelo Professor Crocetti, destinada aos mais de 20 engenheiros de projeto da empresa e a todos os engenheiros, arquitetos e profissionais do setor que queiram participar, demonstrando o compromisso da Carmo Wood com a excelência em engenharia de pontes em madeira e evidenciando o interesse e a importância desta parceria para o setor como um todo.
O evento acontecerá na fábrica da Carmo Wood em Oliveira de Frades, de 5 a 8 de março e está sujeito a inscrição (lugares limitados).
Roberto Crocetti, engenheiro estrutural sueco de renome, traz consigo mais de duas décadas de experiência dedicada à engenharia de madeira, com um foco particular em estruturas de longo vão, pontes, conexões e estruturas híbridas. Com um impressionante historial académico, Crocetti foi professor na Universidade de Tecnologia de Chalmers e na Universidade de Lund. Atualmente, é professor adjunto de estruturas híbridas baseadas em madeira na KTH, onde também desenvolve cursos relacionados com a engenharia estrutural, além de orientar teses de doutoramento em diferentes tipos de ligações de madeira.
Além de seu trabalho académico, Crocetti desempenha um papel fundamental como engenheiro estrutural na empresa de consultoria TBS, onde lida com projetos de estruturas de madeira, especialmente pontes de madeira, e projetos de P&D.
“A Suécia é um exemplo inspirador, com mais de 3.000 pontes em madeira”, destaca João Figueiredo que visualiza um futuro promissor para Portugal e Espanha neste domínio, com a Carmo Wood bem posicionada para enfrentar os desafios do futuro, promovendo a sustentabilidade, inovação e excelência em engenharia de pontes em madeira.
Fonte: Carmo wood/Aicep
2024-03-06