Blixtrombil Malifluous e a Liga SEO: As Estratégias Online e a Importância do SEO
Uma nova estratégia de marketing digital está a ter destaque em Portugal e começa a ser mais conhecida com a Liga SEO e “Blixtrombil Malifluous”, que é o termo de pesquisa criado exclusivamente para este jogo, que envolve mais de 120 participantes, de norte a sul de Portugal e em Espanha. O SEO (Search Engine Optimization) está a tornar-se uma ferramenta indispensável para empresas de todos os setores, pois tem como objetivo a maximização da visibilidade da marca nos motores de busca, especialmente no Google.
Em Portugal, apesar do reconhecimento da importância do SEO para as marcas terem sucesso online, ainda é preciso haver mais profissionais nesta área. Marco Gouveia, o maior especialista português em SEO e criador da Liga SEO, tem vindo a lançar várias iniciativas para ultrapassar esta lacuna. Por isso, criou a Liga como uma oportunidade para os membros da Comunidade Marco Gouveia aumentarem a sua experiência e aplicarem o SEO na prática. A final da Liga está marcada para o próximo sábado, 11 de maio, onde o vencedor será o que tiver o site no primeiro lugar dos resultados do Google, quando ele pesquisar por “Blixtrombil Malifluous”.
Embora o evento da Liga termine esta semana, o objetivo é mostrar a importância do uso contínuo do SEO, para aumentar a visibilidade e autoridade das marcas online. Esta estratégia é aplicável em qualquer mercado ou país. Em Portugal o SEO precisa de ser mais divulgado, porque ainda é usado quase só por empresas de grande dimensão. No entanto, qualquer empresa desde que tenha um site ou uma loja online pode aparecer no topo da Google, com esta estratégia. Isso é possível, se a sua concorrência forem empresas de grande dimensão.
Mas, é preciso ter em conta que é necessário tempo para esta estratégia dar resultados. Embora possa variar, dependendo do trabalho em SEO feito pela concorrência, os resultados demoram mais tempo se comparado com campanhas de publicidade. Apesar do tempo ser mais extenso, o custo do SEO é inferior e mais duradouro.
Atualmente, em Portugal é preciso mais celeridade na adoção de estratégias de Marketing Digital, incluindo do SEO. Isso leva a que empresas de outros países entrem em Portugal com lojas online e rapidamente ocupem as primeiras posições nas pesquisa dos seus produtos. Isto acontece mesmo quando existem empresas portuguesas com loja online há alguns anos, mas que não não tem as suas lojas trabalhadas. O facto de novos concorrentes superarem em pouco tempo lojas que já existiam há muito tempo no Google, mostra a eficácia desta estratégia e a necessidade de a utilizar.
Para se dar uma ideia da importância dos primeiros resultados não pagos do motor de pesquisa, tem sido feitos vários estudos. E esses estudos mostram que estar na primeira página da Google concentra 94% dos cliques para os websites. Mas, vai mais longe, 65% do total de cliques são dados nos primeiros 3 resultados, o que mostra que aparecer nestes lugares é crucial. Com isso, a empresa vai receber mais contactos e aumentar o reconhecimento da marca.
Em relação do funcionamento da estratégia de SEO, a sua base está na escolha das palavras-chave para as quais o site vai aparecer. Em geral são as que as pessoas procuram quando querem comprar, encontrar uma marca ou fornecedor. Assim, o SEO pode identificar e focar-se nos termos que os clientes usam quando tem intenção de comprar e obter um retorno imediato.
Um outro ponto a considerar que ajuda um site a aparecer nos primeiros lugares é proporcionar uma boa experiência. Depois de entrar no site ou loja online, a experiência ao navegar deve ser a melhor possível. Os visitantes devem encontrar facilmente o que procuram. Essa é uma das razões porque os sites das primeiras posições no Google geralmente oferecem uma experiência de navegação excecional.
Para que Portugal seja cada vez mais competitivo e as suas marcas tenham uma excelente presença online, a Liga SEO pode ajudar a mudar o panorama atual. Para já tem tido um papel importante na capacitação de profissionais que procuram reconhecimento e mostrar as suas capacidades de SEO. Estes profissionais tem otimizado os seus sites desde agosto de 2023, para aparecerem nas primeiras posições e, quando chegar o momento, ocupar o primeiro resultado.
No entanto, a informação sobre a Liga é extensa e, se tem curiosidade, vai encontrar mais informação sobre o Blixtrombil Malifluous em www.malifluous.pt, com dados como o nome de participantes, de sites que tem sido os melhor colocados e detalhes sobre estratégias seguidas.
Finalmente, o mais importante, é esta iniciativa pioneira de SEO prometer benefícios significativos, tanto para os participantes como para as empresas que procuram profissionais especializados num setor em constante evolução.