A Feira Hábitat València e a Textilhogar 2025 arrancam em força
Milhares de compradores compensaram o dia perdido de segunda-feira com corredores cheios e negócios internacionais. Os Secretários Regionais da Indústria e da Inovação, Felipe Carrasco e Jerónimo Mora, respetivamente, abriram oficialmente o evento, que prolongou o seu horário de abertura e encerramento até quinta-feira, 2 de outubro.
Foi dado o tiro de partida para uma nova edição da Feria Hábitat València e Textilhogar. O entusiasmo foi grande depois que o alerta meteorológico obrigou a adiar para hoje a inauguração prevista para ontem, segunda-feira. Esta circunstância fez com que a feira se realizasse em três dias, embora com horários alargados. E com os últimos resquícios da tempestade de hoje, não só o tempo começou a ficar limpo, como também as dúvidas sobre a afluência de compradores, já que meia hora antes da abertura já se formavam as primeiras filas de visitantes, ansiosos por entrar no centro de exposições.
Hábitat e Textilhogar arrancaram com ímpeto e vontade de recuperar o tempo perdido. Com mais de mil empresas e marcas expositoras de 21 países e uma área de exposição superior a 96.000 metros quadrados em oito pavilhões totalmente ocupados na Feria Valencia, não havia tempo a perder. Desde o primeiro momento, os compradores apressaram-se a fazer as primeiras encomendas e a explorar uma edição da Hábitat repleta de atracções, como a instalação Hotel Hábitat, de Tomás Alía, em homenagem à arquitetura tradicional valenciana, ou a exposição têxtil Pinknic, do criativo valenciano Sigfrido Serra, em colaboração com a revista Interiores.
O dia de hoje começou também com algumas remarcações das apresentações e conferências previstas, tanto por parte dos próprios expositores como nos dois locais programados: o espetacular Ágora nude, desenhado por José Manuel Ferrero, da Ontinyent, e o auditório do Hotel Hábitat. Destaca-se a presença de estilistas de renome internacional, como Patrick Norget, que apresentou uma nova coleção para a Point, a estilista italiana Monica Armani para a Viccarbe ou o incansável Ramón Esteve, que apresentou em estreia mundial o seu último trabalho para a Vondom. Destaque ainda para o encontro “Women in Office Design”, conduzido por Actiu, e para uma palestra sobre hospitalidade internacional com o arquiteto chinês Ben Wu e o designer de interiores americano Joshua Rice.
Inauguração oficial
O evento de hoje foi inaugurado oficialmente pelos Secretários Regionais da Indústria e Inovação da Generalitat Valenciana, Felipe Carrasco e Jerónimo Mora, acompanhados pelos presidentes dos Comités Organizadores da Hábitat e da Textilhogar, os empresários Vicente Pons e José Manuel Revert, juntamente com uma ampla representação do sector e da comunidade empresarial.
QUARTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO AGENDA sujeita a eventuais alterações
Ágora nua. Piso 3 Pavilhão 4
10h00
Conferência: Tendências e novos materiais têxteis. AITEX.
11:00
Apresentação da primeira edição dos Prémios DIN (Design de Interiores Nacional). CDICV.
12:00 p.m.
Altavoz, dando voz ao design valenciano. Apresentação de projectos. ADCV.
1:00 p.m.
José Manuel Ferrero. Conferência: Design em Movimento.
16:00 h. Conferência
: Construindo pontes entre profissionais do sector.
Participantes: Federação de Arquitetura Mediterrânica / Design de Interiores.
5:00 p.m.
Conferência Tecnolift: Uma corrida para o próximo nível.
– Carlos Tatay, antigo piloto de motos e orador.
6:00 p.m. Conferência
: Presente e futuro da especificação de materiais. Banco de Matérias & Materiais.
Orador: Natalia Ojeda.
Hotel Hábitat. Nível 3 Pavilhão 3
10:00 a.m.
Apresentação do Projeto Barracas para o Hotel Hábitat 2025.
Tomás Alía, designer.
Estúdios participantes:
– Pascua Ortega
– Odosdesign
– Cosín Estudio
– Estúdio HC
– Estúdio Caramba
– Studio MMain Martínez Medina
12:00 p.m.
Apresentação: Viajar bem sentado, o guia dos hotéis mais bem desenhados do mundo. Mundo Andreu.
Participantes:
– Marcel Benedito, diretor da revista Distrito Hotel
– Cutu Mazuelos, fundador da Stone Design
– Ernesto Belloch, diretor comercial de Andreu World
13:00
Talk: O artesanato contemporâneo. Tecendo o barro.
Apresentada por Ana Isabel Fernández Samper, Diretora Geral de Artesanato, Turismo e Comércio de Castilla-La Mancha.
Participantes: artesãos e o designer Tomás Alía.
16:00
Conferência: Economia Circular Aplicada no Desenvolvimento de Soluções Técnicas para os Sectores Doméstico e de Empreitadas.
Eduardo Fages Santana, Diretor de Sustentabilidade e Tecnologia de Materiais, AITEX.
Organizado pela AITEX.
17:00 hs.
Conferência: Ziclick, Sistemas industrializados Plug&Play para a renovação de interiores de hotéis.
Jacinto Seguí, Diretor de Desenvolvimento Colaborativo, Finsa.
Agenda do Expositor
Gravação do podcast Hotel Sapiens do KHAMA Hotel, com Tomás Alía.
ECUS. Stand B65 Level 3 Pavilion 1.
11:00 a.m.
Reunião de imprensa: Tarimatec & Summumstudio.
Stand B34 Nível 3 Pavilhão 4.
11:20 Reunião de imprensa
e Esmorzar Valencià por ADCV. Precedendo a sessão de Altavoz em Ágora nua.
Nível 3 Pavilhão 4 Entrada.
Streaming diário com Senttix (Pedro de Gea).
ECUS. Stand B65 Nível 3 Pavilhão 1.
12:00 p.m.
Reunião de imprensa: La Premier. Apresentação da nova coleção com a presença de Agatha Ruiz de la Prada.
Stand D45 Nível 2 Pavilhão 1.
Entrevista com Martín Berasategui.
ECUS. Stand B65 Nível 3 Pavilhão 1.
Conferência: Digitalização, alfândegas e o futuro da logística.
Participantes:
– Marta Alborch, Autoridade Portuária de Valência
– Nerea Rodríguez, Direção Geral das Alfândegas
– Lourdes Morales, NUMA (Gestão Aduaneira)
Organizado por ANIEME. Lugares limitados. É necessária inscrição.
Miguel Leiro & Viccarbe: Uma conversa entre vencedores do Prémio Nacional de Design.
Stand Viccarbe. Piso 3 Pavilhão 1 Stand C20.
13:00
DEMOCRÀCIA® conceptualiza os 25 anos da Viccarbe.
Stand Viccarbe. Piso 3 Pavilhão 1 Stand C20.
3:00 p.m.
Sessão de autógrafos e photo call com Martín Berasategui.
ECUS. Stand B65 Nível 3 Pavilhão 1.
15:30 h.
Unika Talk (Conversa íntima).
Stand D16 Nível 3 Pavilhão 4.
16:30 h.
Afterwork Party com música ao vivo. ECUS.
Stand B65 Level 3 Pavilion 1.
5:30 p.m.
Kodu Cocktail.
Stand A7 Nível 2 Pavilhão 2.
18:00
Taça de Honra do Centenário COAC Valencia.
Stand do Distribuidor Nível 2 Colégio Agentes Comerciais.
19:00 Cerimónia de entrega dos prémios
DIN AWARDS para o Melhor Design de Interiores Nacional.
CCCC Centre del Carme Cultura Contemporània (C/ Museu 2, Valência). | Entrada livre até à lotação esgotada.
19:30 h.
Noite do Design Espanhol.
Organizada por: Foro de Marcas Renombradas.
Local: Edifício Veles e Vents, La Marina de València.
Inscrição aqui.