20 SETEMBRO NA HOMEING

EM DEBATE ESTÃO SOLUÇÕES QUE PERMITEM A RECONVERSÃO DE ESPAÇOS ENCERRADOS

20 SETEMBRO NA HOMEING

9ª edição da Homeing, evento de design de interiores, está prestes a abrir as suas portas para anunciar as principais novidades do setor. Entre os próximos dias 19 a 21 de setembro, o Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, será palco de importantes debates e exposições sobre temas atuais que estão a impactar o setor e a sociedade.

Face à falta de habitação permanente e ao encerramento ao público de dezenas de espaços comerciais no centro das grandes cidades, a conferência “Do comércio à habitação” pretende debater soluções criativas, desenvolvidas por equipas de projeto, em conjunto com os seus clientes, para reconstruir espaços comerciais desativados e revitalizar edifícios urbanos degradados, com o objetivo de atrair novos grupos populacionais interessados em morar e/ou desenvolver o seu próprio negócio.

“A reconversão de espaços comerciais vazios e/ou desocupados em habitação permanente não pretende solucionar na totalidade o problema da falta de habitação em Portugal, mas contribui para atenuá-lo através de soluções de habitação diferenciadas. O que em paralelo se reflete numa possibilidade: a confirmação do papel dos/as arquitetos/as na procura de soluções qualificadas e criativas para mitigar as questões sociais que tocam hoje a maioria das nossas cidades”, refere Ana Isabel Santos, arquiteta e fundadora do MESA Atelier.

Fundado em 2018, o MESA Atelier é consequência de um intenso trabalho de investigação e experimentação que progride para o desenvolvimento de diversos concursos de arquitetura nacionais e internacionais, em que os projetos exprimem o reconhecimento de um determinado território, os seus valores e elementos caracterizadores.

Ainda, e nesta 9ª Edição da Homeing, estarão expostos os trabalhos dos vencedores do concurso “Taylor Design Award” que destaca o talento de jovens designers da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) que foram desafiados a criarem ilustrações transformadas em carpetes, promovendo a inovação e o início de suas carreiras profissionais. Com o tema “A Origem das Espécies”, este concurso é uma das iniciativas de responsabilidade social da Santos Monteiro que, juntamente com a ESAD.CR, procuram apoiar e incentivar a comunidade criativa local. O primeiro lugar foi atribuído a Cecilia Schmidt, com a carpete “Koral”, que capturou a essência do tema com uma interpretação visualmente impactante. As menções honrosas foram concedidas a Magdalena Liebert, com “Evolution Puzzle”, e a Mafalda Garcia, com “Dágua”, ambas destacando-se pela sua abordagem estética e conceptual ao tema.

A Homeing, organizada pela Exponor, celebra as áreas de design e arquitetura de interiores, oferecendo soluções que impactam projetos tanto no setor residencial como no contract, garantindo uma experiência de networking a todos os visitantes.

 

Horário

19 e 20 de setembro 10h00 — 20h00

21 de setembro 10h00 — 19h00

Local

Pavilhão Carlos Lopes – Avenida Sidónio Pais, 16, 1050-215 Lisboa, Portugal