Javier Gomez
Javier Gomez
Em 2016, durante a primeira visita a Portugal, Javier Gomez foi exposto à arte dos produtos de fabrico português, numa feira têxtil, algo que o deixou impressionado. Portugal produz para marcas líderes em todo o mundo, mas, na sua opinião, o valor do design e do fabrico portuguesa passa muito despercebido, especialmente nos EUA.
Sentindo-se atraído pelo artesanato e inspirado pela lacuna do conhecimento, o designer começou a colaborar nos sectores do mobiliário e têxtil portugueses para produzir uma linha própria de mobiliário em Portugal.
Três anos depois, no início de março de 2020, a sua vida mudou. Veio para Portugal para lançar um evento de design, devido ao covid. Com o mundo a fechar, decidiu ficar em Portugal, tornando-se residente português. Movido pelo novo projeto e paixão de revelar o potencial oculto que prospera no design português, manufatura e cultura, nasceu o conceito Portuguese Quartier.
Durante a edição de janeiro da Maison&Objet 2023, o projeto Portuguese Quartier foi um espaço criado para encorajar o crescimento de ideias inovadoras e mostrar a estética portuguesa em evolução . Foi uma rede com curadoria de marcas de design, decoração, designers, arquitetos, fabricantes e fornecedores que criam, moda, arte, comida, vinho, música e estilo de vida. A iniciativa mais ampla destacou a ligação e troca artística, onde o local encontra o internacional, um conceito híbrido onde o mundo pode sentir o que é Portugal.
“Portuguese Quartier Café” – projeto na Maison&Objet 2023