Cristina Archer: Design Sofisticado
Design Sofisticado
Quando me foi proposto como tema desta crónica “design sofisticado”, decidi desviar-me um pouco da rota e escrever sobre um estilo que há uns anos se tem vindo a impor cada vez mais na decoração de interiores.
Quando entramos numa sala decorada num estilo a que chamamos “Chabby Chic”, sentimo-nos quase de imediato confortáveis e “em casa”.
Um móvel antigo decapado num tom claro, uma poltrona forrada de linho natural em cujo braço há uma manta como se ali tivesse sido deixada por acaso, um papel de parede florido ou de riscas em tons pastel, duas ou três flores metidas numa garrafa de vidro, são muitas vezes elementos que se encontram neste tipo de decoração.
Mas não fiquemos por aí! Com um pouco de imaginação e uma visita a uma feira ou uma loja de velharias, conseguimos quase sempre encontrar elementos que mesmo parecendo saídos dos salões decorados de forma austera pelas nossas avós, ajudam a criar um ambiente mais “leve” depois de limpas ou pintadas de outra cor.
Atreva-se a procurar e irá, com certeza, encontrar um sem número de peças que noutros tempos dificilmente sairiam da casa de praia ou da quinta mas que, quando transformadas e inseridas nas casas que habitamos diariamente, nos transportam por exemplo, aos serões de Inverno e aos dias de Verão da nossa infância, dando-nos imediatamente uma sensação de segurança, conforto.