Reabilitação do Mercado do Bolhão por Nuno Valentim
Reabilitação do Mercado do Bolhão by Nuno Valentim
Construído em 1914, o Mercado do Bolhão é um edifício emblemático da cidade do Porto com um grande valor patrimonial que o torna uma construção única, mas cuja função principal continua a ser a de mercado abastecedor tradicional.
De destaca as novas condições deste espaço que vão desde a criação das três praças de acolhimento dos visitantes – com destaque para a praça criada na entrada principal da Rua Formosa -, e para os 12 elevadores que vão permitir a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. Mas também uma nova passagem intermédia, que atravessa e liga as ruas Alexandre Braga e Sá da Bandeira, bem como o acesso direto ao mercado a partir da estação do metro do Bolhão e das ligações por túnel (do metro) com as ruas laterais e com o parque de estacionamento do shopping La Vie.
Sobre alguns detalhes arquitetónicos presentes na reconstrução do mercado centenário, podemos mencionar a manutenção do criptopórtico do viaduto de Sá da Bandeira, visível num dos cantos do mercado, no facto de em vários pontos ter sido possível recuperar e manter os azulejos originais e onde isso não foi possível terem procurado a maior aproximação ao processo produtivo da altura.
Destacamos ainda que as bancas do mercado se distribuem por cinco ruas que “sempre estruturaram a venda no Bolhão”, organizadas por ‘ilhas’ – ocupadas por um a 4 comerciantes – com a novidade de terem sido batizadas com nomes de ruas características do Porto.
Já na entrada da rua Formosa estão instaladas duas bancas históricas do Bolhão, como garante da memória do que existia no espaço, antes da intervenção.
Desde a sua reabertura, em setembro do ano passado, que o Mercado do Bolhão tem sido alvo de inúmeras distinções. O projeto, assinado pelo arquiteto Nuno Valentim, tem somado elogios, nacional e internacionalmente, e acaba de receber uma nova nomeação, desta vez no âmbito do European Award for Architectural Heritage Intervention.