FIMMA + Maderalia 2026 coloca a madeira em destaque no design, na decoração de interiores e nos projetos de contract
Esta edição contará com a estreia da Ágora de Design de Interiores e Contract, em colaboração com o CDICV e com o patrocínio da Cucine Home Group, que apresentará um programa de conferências e mesas-redondas dedicado à valorização da madeira no design de interiores e nos projetos de contract. Em paralelo, no átrio do Nível 3, o Espaço Escola d’Art Superior i Disseny promoverá a ligação entre design, ensino e indústria, com o apoio dos Centros de Formação de Catarroja e Paterna e o patrocínio da Lamiplast.
A FIMMA + Maderalia 2026 reforça a sua aposta no design de interiores e nos projetos de contract com a primeira edição da Ágora de Design de Interiores e Contract, um novo espaço profissional que aproximará designers de interiores, arquitetos e especificadores das mais recentes inovações em madeira, revestimentos e materiais utilizados no design de espaços.
Em colaboração com o Colégio de Designers de Interiores da Comunidade Valenciana (CDICV), a Ágora surge em resposta ao crescente interesse dos profissionais em conhecer novas soluções técnicas e materiais capazes de acrescentar valor aos projetos, num contexto em que o design, a inovação e a seleção de materiais desempenham um papel fundamental na definição de espaços residenciais, comerciais e de contract.
A Ágora terá lugar nos dias 11 e 12 de novembro, numa localização privilegiada do recinto de exposições: o átrio do Nível 3, entre os Pavilhões 1 e 2. O programa combinará conferências e mesas-redondas com a participação de profissionais de referência nas áreas do design de interiores, da arquitetura e da indústria, criando um ponto de encontro para a partilha de experiências e a exploração das possibilidades da madeira e dos novos materiais nos projetos contemporâneos.
A iniciativa conta com o patrocínio da Cucine Home Group, empresa especializada em iluminação e ergonomia para cozinhas e espaços habitacionais, que aposta no design e na criação de espaços que conciliam funcionalidade e estética.
Dois dias para explorar novos materiais e aplicações
O programa terá início na quarta-feira, 11 de novembro, às 11h00, com a conferência «Tradição e Identidade», apresentada por Cecilia López, arquiteta e cofundadora da Mol Arquitectura.
Às 12h30, a mesa-redonda «Materiais e Inovação» reunirá Cecilia López; Isabel Meyer, designer de interiores, fundadora do Estudio Meyer e membro da Direção do CDICV; Fran Villena, responsável pelo Departamento Técnico da Tarimatec; e Manuel Martín, arquiteto e sócio fundador da CU4 Arquitectura. O debate explorará a relação entre materiais, inovação e a sua aplicação em projetos de design de interiores.
Na quinta-feira, 12 de novembro, às 11h00, Mónica Comunión, técnica superior de arquitetura, designer de interiores e cofundadora da Perspectiva Moma, apresentará a conferência «A Memória da Madeira: Conceber Espaços para Durar e Ser Sentidos», centrada na relação entre os materiais, o design e a experiência do espaço.
O dia prosseguirá, às 12h30, com a mesa-redonda «A Madeira no Design de Interiores: Do Material ao Espaço», que contará com a participação de Andoni Díaz, fundador da AD Estudio e vice-presidente do Conselho Geral de Design de Interiores; Mónica Comunión, da Perspectiva Moma; Mónica Aznar, diretora de Marketing da Emedec; e Antonio Agulló, sócio-gerente da Madentia.
Design e formação especializada em paralelo com a Ágora
Em paralelo com o palco da Ágora, será criado o Espaço Escola d’Art Superior i Disseny, uma iniciativa que pretende estabelecer uma ligação entre o design, a formação especializada e a indústria da madeira.
O espaço contará com a participação da Escola d’Art Superior i Disseny (EASD) e dos centros públicos integrados de formação profissional de Catarroja e Paterna, especializados no setor da madeira. A iniciativa terá o patrocínio da Lamiplast, empresa especializada em madeira e painéis, que disponibiliza soluções personalizadas para profissionais e clientes particulares.
Este espaço polivalente pretende dar maior visibilidade à oferta formativa e às oportunidades profissionais associadas ao setor, aproximando os centros de formação das empresas e contribuindo para a renovação geracional numa indústria estratégica. Promove também o papel do design e da utilização de materiais eficientes e sustentáveis como elementos fundamentais para o desenvolvimento de novas soluções para a construção, a arquitetura e o design de interiores.
A presença conjunta destes dois espaços reforça a ligação entre a especificação de materiais, o design, a inovação e a formação, ampliando as oportunidades de partilha de conhecimento entre os profissionais e as empresas participantes na FIMMA + Maderalia 2026.
Ambas as iniciativas integram o programa de atividades da feira, que dará a conhecer as mais recentes inovações do mercado na utilização da madeira e nas tecnologias associadas aos projetos de construção, arquitetura e design de interiores.
