Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira

PNAM’21 – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira

Com periodicidade bienal, o PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, circularidade, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações.

Esta é a 6ª edição do PNAM e destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que seja da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos.

O prémio tem vindo a ganhar cada vez mais prestígio nacional e internacional, recebendo um elevado número de candidaturas e dando viabilidade a obras de relevância como os Passadiços do Paiva, em 2017 ou o Hotel Casa do Rio, do Arquiteto Francisco Vieira de Campos, na edição 2019.

A cerimónia de entrega do prémio é realizada em espaços emblemáticos de diversas cidades de Portugal. Guimarães foi a cidade escolhida, para esta 6º edição, que, desde início, acolheu o evento recebendo todo o apoio da Arquitetura e da Universidade do Minho através da Escola de Arquitetura, Arte e Design e da Escola de Engenharia Civil.

A Comissão Organizadora do PNAM é composta por um conjunto de três entidade, a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, a Ordem dos Arquitectos e a Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário que, em cada edição, é reforçada por um conjunto de entidades que participam como Patrocinadores, Apoio Institucional e Media Partners que permitem a sua realização.

Este prémio é o reconhecimento da enorme qualidade da arquitetura nacional aliada à madeira enquanto material construtivo com qualidades excelentes ao nível estrutural, estético e enquadrado no contexto da Economia Circular, uma nobre matéria-prima natural que é oriunda das florestas nacionais e da indústria, de que a AIMMP é representante a nível nacional e internacional.

O PNAM conta com a revista MN – Mobiliário e Notícia como Media Partner.

Para mais informações visite o website