Feria Valencia supera previsões de 48,000 visitantes comerciais em Hábitat, Textilhogar e Espacio Cocina SICI

 

A celebração conjunta dos três mostra um aumento de mais de 30% em relação ao número esperado de visitantes profissionais, de acordo com os números de encerramento hoje ao meio-dia e ainda à espera dos números para a tarde.

A asturiana residente em Milão, Patricia Urquiola, traz o toque final ao Hábitat 2022 e consolida o evento como uma referência para o design internacional.

As previsões mais otimistas foram finalmente ultrapassadas. Após quatro dias de encenação conjunta da Feria Hábitat València, Home Textiles Premium da Textilhogar e Espacio Cocina SICI, os números de presença ao meio-dia de hoje e com os números da tarde ainda por contar, mostram que mais de 48.000 profissionais visitaram os três espetáculos desde a sua abertura na passada terça-feira. Este número projeta um aumento de mais de 30% em relação aos números da última edição de cada um destes eventos, quando foram realizados separadamente em 2019, e consolida assim o compromisso de uma feira de grande formato com grande atrativo para os sectores profissionais envolvidos.

Estes números, além disso, ratificam as sensações que praticamente desde as primeiras horas das feiras foram experimentadas nos corredores da Feria Valencia, com um afluxo de visitantes notavelmente superior ao esperado. Uma boa prova disso é a elevada taxa de ocupação hoteleira na cidade de Valência esta semana. De acordo com fontes do sector, os hotéis perto de Feria Valencia estiveram em 92% esta semana e atribuem entre 40 e 50 pontos de ocupação às feiras.

O diretor da Feria Hábitat València, Daniel Marco, mencionou estar “profundamente satisfeito” com os resultados desta edição, sobretudo “devido à capacidade da Feria Valencia em harmonizar um evento em que todos os sectores se reuniram para fazer uma feira de grande formato com enorme poder de convocação”. Além disso, Marco salienta, “temos sido a montra perfeita e o ponto alto das celebrações de Valência como Capital Mundial do Design. Mas para além disso, gerámos negócios entre a nossa indústria e os diferentes canais de marketing, tanto os distribuidores como o canal de contrato”.

Pela sua parte, o presidente do Espacio Cocina SICI Show e da associação de mobiliário de cozinha AMC, Juan Luís Salvador, ficou “muito satisfeito” com o empenho do seu sector em convergir especialmente com Habitat. “Alargámos a nossa gama de perfis de visitantes profissionais, pelo que as oportunidades de negócio para os nossos expositores se multiplicaram”, explica Salvador, que também destaca a “magnífica vitrina” que a feira representa para mostrar “as últimas tendências na cozinha e como as nossas casas estão a mudar em torno da cozinha”.

Entretanto, no seu regresso a Valência, a Home Textiles Premium da Textilhogar fecha as suas portas com um elevado nível de satisfação por parte das cerca de 250 marcas que participaram nesta edição. Nas palavras do seu diretor, Máximo Solaz, o comentário geral foi que a feira era “muito satisfatória, pois foram feitos muitos negócios”. Também destacou o grande número de compradores que participaram no evento e, acima de tudo, sublinhou a sua “qualidade”, tanto a nível nacional como internacional. Neste sentido, Solaz salientou que as principais cadeias de lojas nacionais estavam presentes e, a nível internacional, os compradores e prescritores de 44 países reforçaram o carácter internacional da feira.

Patricia Urquiola dá o toque final ao espectáculo

Um dos destaques do dia de hoje foi a presença da designer asturiana Patricia Urquiola, com sede em Milão, que apresentou a colecção Ory para o Mundo Andreu. Urquiola é considerada uma das designers internacionais mais influentes das últimas décadas e a sua presença em Valência, juntamente com outras estrelas do design como Phillipe Starck, Mónica Armani ou Jaime Hayón, significou a consolidação das nomeações de Feria Valencia na esfera do Festival de Design de Rua Mundial como uma referência no campo do design.

As Tendências do Habitat apontam para a sustentabilidade, saúde e digitalização

Entretanto, o Habitat Trends Notebook 22/23 foi apresentado hoje como parte das feiras Habitat, Textilhogar e Espacio Cocina SICI. O documento, elaborado pelo Observatorio de Tendencias del Hábitat, reflecte as mudanças nas tendências que marcam os compromissos com a saúde e a sustentabilidade, a procura de soluções digitais, a importância da multicanalização e a renovação dos espaços domésticos e públicos. São apresentadas as Tendências de Habitat 2022-2023:

– Luxo Emocional, onde o sector do luxo se apresenta a um público renovado com um novo conceito mais próximo dos valores da sustentabilidade e eficiência.

– Nostalgia, memórias de tempos felizes no meio da actual agitação em objectos de estilo retro e peças reeditadas de clássicos do design, ressurgimento de um estilo mais vintage dentro do habitat.

– Todo o conforto, reavalia a abordagem holística e restauradora da saúde, a relação entre o bem-estar e o ambiente ganha força e o habitat saudável é melhorado.

– Nature Boost, tentativas de emular os espaços do jardim nos seus espaços interiores com plantas e mobiliário, objectos e produtos feitos com elementos naturais.

– Espaços de vida, mais valor é dado à vida ao ar livre e ao contacto social. Projectos a favor da comunidade.

– Expressão optimizada, ligada ao prazer de se sentir bem e desfrutar de tempos livres com produtos marcantes e cheios de personalidade onde a cor é fundamental.

– Experimental, mantém a evidência do espírito criativo com a tecnologia como um canal aliado para a experimentação.

Prémios ECSICI2022

Por seu lado, o Espacio Cocina SICI também celebrou hoje a entrega dos prémios para a primeira edição dos seus prémios empresariais às empresas expositoras. A Mobalco foi reconhecida na categoria de valores empresariais; Antalia na categoria de stand e imagem da empresa e Saitra na inovação de produtos.