Feira Habitat Valência 2022 dedicará uma exposição monográfica ao histórico designer Vicent Martínez

A exposição ‘Vicent Martínez, um presente contínuo. A memória, o recente e o inédito’ ficará situado no piso 3 da Feira Valência durante a celebração do Habitat e percorrerá os marcos da obra do co-fundador da Punt Mobles e criador da icónica estante de Literatura.

A Feira Habitat Valência vai dedicar, na sua próxima sessão de 20 a 23 de setembro na Feira Valencia, uma exposição ao designer Vicent Martínez numa mostra que terá a curadoria de C. Rafael Martínez-Martínez, historiador de arte e design, bem como editor da revista do Arxiu Valencià del Disseny.

A exposição, intitulada ‘Vicent Martínez, um presente contínuo. A memória, o recente e o inédito’, pretende investigar alguns dos marcos na carreira como designer de produto do co-fundador da Punt Mobles, a primeira empresa valenciana a receber o Prêmio Nacional de Design em 1997.

Para isso, foram estabelecidos três grandes blocos que, por sua vez, comporão a maior parte da exposição:

  • Memória: Esta secção, que vai cronologicamente de 1982 a 1997, abrange designs de mesa como Halley, Anaconda ou Màgic (todos para Punt Mobles); prateleiras como La Torre de… (Grupo T), a poltrona Montjüic (Arflex Martínez Medina), ou La Literatura, um dos grandes clássicos da história do design espanhol.
  • O recente: Esta outra secção abrange o período entre 2012 e 2022. Inclui, entre outros trabalhos, o redesenho de La Literatura em 2014 (La Literatura Open, para Punt Mobles), a espreguiçadeira com apoio para os pés da coleção «Weave» para Point, a cadeira Isa e as mesas Libris (Capdell) ou o sofá Ilius (para Ofifran). Também está incluído o trabalho que Vicent Martínez realizou recentemente em torno do leque, um objeto que remete às origens de sua família: o leque Senzu (para Mad Lab) e a exposição ‘Diseñar el Aire’ (Museu de Cerâmica e Artes Sumptuary González Martí de Valencia), cuja curadoria foi assumida por Vicent Martínez.
  • Inédito: Nesta última secção serão revelados alguns dos designs, criações e projetos nos quais Vicent Martínez vem trabalhando ultimamente.

Na ânsia de continuar a divulgação da prática do design, Vicent Martínez e C. Rafael Martínez-Martínez confiaram o design da mostra ao Cosín Estudio. Por sua vez, o design gráfico será realizado por outro estúdio valenciano: Gimeno Gràfic.

Pioneiro do design valenciano

Vicent Martínez (Burjassot, 1949) é designer. Em 1980 fundou, com a colega designer Lola Castelló, a empresa Punt Mobles. Esta empresa foi premiada em 1997 com o Prêmio Nacional de Design. Na Punt Mobles, publicaram, entre outros, projetos de profissionais como Vicente Blasco, Bañó Asociados, Manuel Lecuona, Rafael Moneo, Carme Pinós, Pedro Miralles, Jorge Pensi ou Terence Woodgate, junto com os de Lola Castelló e Vicent Martínez; Atualmente, Vicent Martínez combina o trabalho como designer independente com sua atividade de promoção do design em diferentes âmbitos institucionais, sociais e educacionais.