MR. North

 

A MR. NORTH é uma marca de design de mobiliário movida pelo desejo de inovar. Joana Leão, Arquiteta, fala-nos sobre o surgimento desta marca com uma evidente paixão pela madeira.

Fale-nos sobre o surgimento da MR. NORTH.
Há cinquenta anos que produzimos e desenhamos mobiliário autêntico, contemporâneo e clássico para o mercado de contract. Há várias décadas que os nossos móveis se destacam pela qualidade e funcionalidade. Em 2017, estabelecemos a nossa própria marca, MR. NORTH. Criada no Porto, na região industrial do mobiliário, onde a madeira é a essência. Desde o início, procuramos criar peças simples, mas bonitas, que expressam o nosso conceito e apelam aos sentimentos das
pessoas, inspirando-as a criar espaços bonitos. A marca foi criada com o propósito de responder às necessidades de um público exigente que procura um produto nobre e elegante. Toda a produção é efetuada em fábrica própria (com mais de 50 de experiência em produção de mobiliário), localizada numa pequena vila no distrito do Porto. Os valores são transmitidos de geração em geração e, portanto, os artesãos altamente qualificados combinam materiais nobres, marcenaria tradicional, artesanato e tecnologia avançada para produzir belas peças de valor duradouro.

São uma marca portuguesa de design de mobiliário com uma evidente paixão pela madeira. “O resultado é uma coleção caracterizada por formas simples e atraentes”.O que mais pode ser dito sobre o vosso conceito?
Cada peça da coleção MR. NORTH produzida é de componente maciça, assim, pretendese oferecer ao cliente um objeto não só esteticamente forte, cuidado e minucioso, como também a qualidade que o faz acompanhar lhe promove esse carácter. Trabalhamos em parceria com os designers na concepção das peças para garantir que cada uma tem um propósito. Cada peça é estudada e trabalhada até o último elemento, cada detalhe deve refletir os nossos valores e conceitos de marca. A concepção das peças resulta de uma parceria com os designers da marca, tanto nacionais como internacionais, enquanto que a produção das peças é inteiramente nacional e em instalações próprias.

E em relação aos vossos projetos? O que os caracteriza?
Para o segmento de contract produzimos peças exclusivas de cada projeto para empresas e profissionais de design em todo o mundo. Atualmente os mercados com maior representação são a França e a Alemanha. Trabalhamos com algumas empresas líderes que nos escolheram pela nossa experiência de fabrico, planeamento de espaço e por oferecermos boas soluções. Destacamos o mais recente projeto para a empresa de serviços de saúde Doctolib, em Paris, e a remodelação dos escritórios corporativos da empresa de telecomunicações francesa Orange. Em parceria com os clientes, criamos ao longo destes anos espaços para diferentes setores de negócios – desde a área residencial, à hotelaria, passando por escritórios corporativos, espaços comerciais, bem como espaços de saúde e bemestar e espaços públicos. Em todos os projetos criamos soluções personalizadas para responder às necessidades específicas de cada projeto. Mantemos o controlo absoluto sobre todas as etapas do projeto e com produção 100% própria. Lidamos com cada detalhe meticulosamente – desde o design e produção de móveis personalizados até a instalação e montagem no espaço do cliente. Cada solicitação é diferente, assim como a nossa abordagem.

Na sua opinião, como é que somos vistos lá fora? Qual é o peso deste setor a nível internacional?
Acreditamos que as empresas portuguesas de mobiliário têm um forte reconhecimento a nível internacional, muito pela forma como se têm posicionado recentemente, apostando na qualidade, design, inovação e com uma forte orientação às reivindicações dos diversos mercados. As exportações representam cerca de 90% da produção da MR. NORTH.

São inspirados pela beleza da madeira. E a si, o que a inspira diariamente?

As nossas peças são originadas de conceitos racionais, mas ao mesmo tempo com um fator emocional. Enquanto todas as peças são funcionais, também queremos que os nossos móveis criem emoção, através dos materiais e do design. A emoção é o que nos inspira diariamente.

O mobiliário da MR. NORTH é…?
A MR. NORTH pretende criar uma ligação entre o design e a arte da marcenaria, fazendo da madeira a sua verdadeira essência. Assim, a coleção é caracterizada por peças simples, mas atraentes com detalhes fortes e minimalistas, com uma qualidade incomparável e que expressam o conceito da marca apelando às emoções das pessoas, inspirando-as a criar espaços elegantes. Acreditamos que a competência, a sabedoria e a paixão pela arte da marcenaria tradicional portuguesa são o maior trunfo que distingue a qualidade das nossas peças.