Fábio Preto e Hugo Patrício – Tensai Furniture

 

 

 

A Tensai Furniture é uma empresa do grupo Tensai Indústria destinada à produção e desenvolvimento de soluções de mobiliário plástico Contract e HoReCa. Fábio Preto, Diretor-Geral da Tensai Furniture, e Hugo Patrício, Diretor de Marketing & Comunicação, falam-nos sobre o posicionamento e a linha de pensamento sustentável presente em todo o processo de produção da empresa.

 

 

 

Que posicionamento assume atualmente no mercado nacional e internacional?

Somos, indiscutivelmente, uma empresa com um modelo de negócio orientado para a internacionalização, obtendo, assim, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e uma partilha de visão conjunta com os nossos parceiros de uma forma mais facilitada e valorizada pelo mercado externo. A conjuntura atual na qual vivemos impõe desafios logísticos e produtivos que colocam em causa os mais sofisticados processos comerciais, e é nestes momentos que as empresas encontram novas oportunidades. Sentimos que houve uma mudança no paradigma do mercado nacional, com um aumento muito expressivo da procura pelos produtos fabricados em território nacional.  Existe presentemente uma maior consciencialização por parte dos clientes em valorizar e reconhecer o que tão bem fazemos em Portugal, suportado por uma forte indústria. Uma tendência que esperamos que se mantenha no futuro.

 

Como a Tensai Furniture se posiciona no panorama atual face aos sucessivos ataques dos quais os plásticos são alvos?

Estamos cientes de que há um longo caminho a percorrer nesta luta que é a redução do consumo de plástico. Pretendemos que o plástico conquiste uma imagem fiável, durável e sustentável perante os demais materiais que não conseguem oferecer tantos ciclos de reciclagem e inúmeros reprocessamentos em novos ciclos produtivos, mantendo propriedades originais.

A indústria tem de ser, inequivocamente, um veículo portador da mudança para a sustentabilidade ambiental. Desta forma, procuramos soluções sustentáveis e, acima de tudo, queremos sensibilizar para o facto de que juntos, a indústria e os consumidores dos nossos produtos, podem promover esta mudança, que é essencial, criando novos hábitos de consumo, de reciclagem e de reutilização de produtos. Na TENSAI FURNITURE temos especial cuidado no desenvolvimento de produtos em que o seu nível de duração e longevidade são cruciais para a implementação de produtos plásticos de longa utilização. Temos como peça basilar da nossa cultura uma postura de mudança!

 

Que soluções sustentáveis a Tensai Furniture está a desenvolver para um futuro mais verde?

Encaramos as problemáticas de sustentabilidade ambiental como um bom desafio! Em toda a linha do nosso processo, quer seja na conceção de novos produtos, como no fabrico do produto em si, mantemos um pensamento sustentável. A título de exemplo, desenvolvemos recentemente um projeto onde o produto foi pensado para ser um produto mutável. Este processo permitiu reduzir o número de moldes a fabricar, gerando o mesmo número de produtos, reduzindo drasticamente, assim, o consumo de outros materiais que não só o plástico. Procuramos desenvolver produtos 100% recicláveis pelo que incorporamos na nossa cadeia produtiva materiais de origem controlada, que permite a reincorporação em novos ciclos produtivos. Promovemos, através do nosso processo de fabrico e produtos, os ideais da economia circular. Impreterivelmente, questionamo-nos de forma sistemática em que áreas da empresa podemos implementar uma ideologia de pensamento e atuação mais sustentável.

 

Como descreve o design do mobiliário plástico da Tensai Furniture?

Visamos desenvolver produtos capazes de apelar às emoções e estimular experiências sociais. Pretendemos conquistar o nosso lugar no panorama do design português e internacional com o desenvolvimento de produtos que criem tendências pela sua irreverência, identidade, características mecânicas (físicas) e inovação. Ao fazê-lo sabemos também que estamos a contribuir para o prolongamento da vida útil do produto, bem como, a sua utilização ano após ano sem que este perca o protagonismo para o qual foi desenhado e desejado. Quer seja em espaços exteriores ou interiores, os nossos produtos são uma afirmação clara da sua adaptabilidade a múltiplos ambientes. Todos estes fatores contribuem para que as grandes marcas nos procurem e vejam na TENSAI FURNITURE um parceiro de confiança.

 

Que estratégia têm delineada para que a Tensai Furniture seja uma tendência?

Queremos, acima de tudo, ser uma empresa disruptiva nas abordagens e no desenvolvimento dos produtos plásticos e no que isto representa para os consumidores. Atuamos presentemente como agentes promotores de mudança  no paradigma das suas múltiplas utilizações ao criar sinergias entre a adaptabilidade dos nossos produtos a ambientes exteriores e interiores.

Estrategicamente, e para além dos canais habituais de distribuição dos nossos produtos, estamos a consolidar a nossa presença em projetos de decoração através de designers que nos procuram. Prevemos continuar a consolidar parcerias, que têm vindo a afirmar a presença dos nossos produtos em diversos ambientes, como escritórios (ambiente laboral), ambiente doméstico, escolar, espaços comerciais ou espaços hoteleiros. Com o crescimento da empresa, estaremos aptos à integração de novos projetos e desenvolvimento de novas gamas que irão permitir uma maior harmonização de produtos em diversos setores. Este processo virá certamente reforçar a multiplicidade de ambientes onde os nossos produtos podem ser enquadrados, bem como a sua qualidade que permite conjugar o plástico com outros materiais considerados mais nobres.

 

Que imagem procuram associar à Tensai Furniture?

Somos uma empresa ágil nos compromissos que assumimos e séria naquilo que nos propomos a fazer. Pensamos em todas as variantes, desde o desenho até ao fabrico, desde a forma como lidamos com os nossos parceiros, fornecedores e clientes, até ao momento de entrega dos nossos produtos. Temos no compromisso e sustentabilidade uma mente aberta para novos conceitos de negócio! A TENSAI FURNITURE tem na sua génese a vontade de espelhar as preocupações e as necessidades dos seus clientes, nomeadamente pela sua flexibilidade produtiva, rápida capacidade de resposta e abertura para novos projetos.

 

Quando falamos de mobiliário plástico Tensai Furniture falamos de…?

Em geral, falar de mobiliário plástico é falar de um produto ao qual as pessoas associam uma imagem por vezes menos prestigiante, uma ideia pré-formatada que não é representativa da realidade.

Na TENSAI FURNITURE apresentamos produtos com design e versatilidade que envolvem no seu desenvolvimento uma seleção criteriosa de materiais e processos produtivos sustentáveis. Falar de mobiliário plástico da TENSAI FURNITURE é falar numa oferta de produtos que se comprometem a ser produtos de qualidade e confiáveis para as mais variadas utilizações. Acreditamos que o plástico sozinho ou conjugado com outros materiais ganhará o seu espaço e, certamente, terá a sua imagem reforçada perante os demais materiais. Quando falamos de TENSAI FURNITURE falamos de uma empresa alinhada com o presente, mas indiscutivelmente, uma empresa comprometida com um futuro do mobiliário plástico.