James Alexander – O candeeiro que conta a história de um jovem criativo

Todas as peças da marca Cobermaster Concept contam uma história, porque todas elas foram pensadas, desenhadas e produzidas tendo por base um conceito.
Mas saiba-se: esta peça tem por detrás uma história especial, que a marca se orgulha em partilhar agora.

Durante o longo período de confinamento, que se fez sentir por força da pandemia da Covid-19, foram muitas as crianças que ficaram sem acesso às aulas presenciais, e outras tantas que, por via da necessidade, tiveram que acompanhar os pais para o trabalho, para que estes pudessem conciliar a vida pessoal e profissional.

Foi o caso do Tiago Alexandre, a quem esta história pertence, e que durante algum tempo assistiu às aulas a partir da empresa onde o pai trabalha. Rapidamente o contacto com o departamento de inovação e design, onde são desenhadas as peças de mobiliário da Cobermaster Concept, despertou no Tiago uma enorme vontade de desenhar as próprias peças. Movido pelo entusiasmo do filho, o pai, Frederico Albergaria, CEO da marca, desafiou-o a desenhar um novo modelo de candeeiro de pé, pedindo-lhe que se dedicasse de corpo e alma ao projeto, pensando no conceito e no respeito ao meio ambiente. Em contrapartida, se o modelo fosse interessante e exequível o candeeiro seria fabricado e apresentado nas diversas feiras internacionais onde a Cobermaster Concept é presença assídua.

Estava lançado o mote! Tiago tinha agora a seu cargo um projeto como um verdadeiro profissional. Durante uns dias, o jovem fechou-se numa sala, longe de todos, a trabalhar em total secretismo. Dias depois, apresentou ao pai um esboço com a sua visão para o novo candeeiro. Depois de observar o desenho, Frederico pensou de imediato que o pequeno esquiço se poderia transformar num dos melhores candeeiros de pé, desenvolvidos pela marca.
Quando questionado sobre a inspiração, Tiago prontamente explicou que se tinha inspirado nas colunas vintage de pé alto, muito utilizadas nos anos 80 e 90, das quais gostava muito.

O primeiro grande projeto do Tiago estava criado e ele não poderia estar mais feliz! Faltava agora um nome para a sua criação. O pai sugeriu que fosse JAMES ALEXANDER, a versão em inglês do nome do criador (Tiago Alexandre), em homenagem ao próprio.

O candeeiro James foi já produzido e está neste momento a ser apresentado ao mercado, tendo sido uma das peças mais cobiçadas em Paris, na última edição da Maison et Objet, e elogiado por muitos designers e profissionais do setor durante a feira. A verdade, é que até agora, nunca ninguém soube que esta peça foi concebida por um préadolescente no alto dos seus 12 anos!

A capacidade de iniciativa do Tiago, acabou por marcar de forma positiva o período difícil da pandemia, despertando-lhe a vontade de desenhar, criar e empreender.

JAMES ALEXANDER é o novo candeeiro da Cobermaster Concept, uma peça de iluminação que nos transporta para o glamour de outros tempos, com um toque vintage e simultaneamente industrial. Uma peça pensada ao detalhe onde até mesmo as lâmpadas possuem o formato dos altifalantes utilizados nessa época. Mais do que um novo modelo de candeeiro é uma peça de arte e iluminação capaz de conferir a assinatura final a qualquer projeto de decoração premium, estando disponível para envio para qualquer parte do mundo.