Emotional Objects vence prémio internacional, pela nona vez

A Emotional Objects, uma marca portuguesa de mobiliário de luxo, situada em Vila Nova deFamalicão, arrecadou um “Silver A’ Design Award” no conceituado concurso “A’ Design Awardand Competition”, na categoria “Furniture, Decorative Items and Homeware Design”, com a sua coleção de sofás e poltronas Lazy Day.

O “A’ Design Award and Competition” é um dos mais prestigiados e influentes prémios dedesign do mundo, com dezenas de milhares de concorrentes anualmente, que reconhece epremeia a excelência e originalidade do design de produtos, projectos e serviços, nas áreas daarquitectura, moda, artes, comunicação e design de produto.

A coleção vencedora, desenhada pelo arquitecto João Faria em 2014 e apenas lançada em2020 após vários anos de amadurecimento do desenho final e dos métodos construtivos, écomposta por seis diferentes peças, entre sofás e poltronas, com ligeiras diferenças nos seusacabamentos e no seu design.Uma das caracteristicas mais diferenciadoras destas peças são os acentos em madeira, comformas fluidas e arredondadas.

Mas esta não é a primeira vez que esta coleção da Emotional Objects teve um destaque in-ternacional; em Novembro de 2020, pouco tempo depois do seu lançamento, a incontornável revista americana “Interior Design Magazine”, publicou a versão Modern do sófa como sendo um “Statement-Making Seat”.

A Emotional Objects, estreou-se mundialmente na feira de mobiliário Maison & Objet Paris, em Janeiro de 2016. A marca produz peças decorativas e mobiliário de gama alta, que se caracterizam pelo seu design arrojado, originalidade e qualidade de execução.

Este é já o nono prémio arrecadado pela marca desde o seu início, contando-se, entre eles, um ouro e, com este último, três pratas. Outra distinção muito importante foi, em 2018, a nomeação como finalista na categoria “Best Brand Innovation”, pelo reconhecido prémio de design internacional “Harper’s Bazaar Interior Awards”.

Também no mês de Maio, a Emotional Objects lançou a sua primeira coleção de Outdoor Furniture, com forte inspiração nas linhas desta coleção premiada. Chama-se “Emotional Object #060: Let ́s Go Outside” e é composta por poltronas, sofás e mesas para jardins, piscinas e terraços exteriores, em aluminio perfurado e lacado, resistente aos elementos da Natureza.

João Faria, arquitecto de formação e cofundador da Emotional Objects, é um dos mais premiados designers de Portugal, no entanto, o seu trabalho tem ainda pouca visibilidade dentro das fronteiras nacionais.

Apesar da forte aposta na internacionalização, principalmente no mercado dos EUA, todas as peças da Emotional Objects são obrigatoriamente produzidas em Portugal e, na sua grande maioria, com forte componente artesanal. Depois de desenhadas, todas as peças são testadas e prototipadas pelo próprio João Faria no atelier da marca; posteriormente, estas são executadas em vários parceiros, sob rigorosos padrões de qualidade. Em determinadas coleções, como por exemplo nas linhas Roots, Mikado e Nature, é o próprio que executa as peças quase na sua totalidade, de forma a garantir que os resultados finais são os que deseja.